Aula sobre O Conceito De Renascimento
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI, marcado pela valorização da razão, da ciência, da arte e da cultura clássica greco-romana. Neste momento, os alunos irão aprender sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo, e como esses movimentos influenciaram a sociedade da época. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o Renascimento e o Humanismo. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo. Eles deverão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Debate
Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo. Faça a mediação do debate e incentive a participação de todos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação
Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação do template
Os grupos irão apresentar seus templates de avaliação e discutir sobre os critérios escolhidos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido e reforce a importância do Renascimento e do Humanismo na história da humanidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e debate dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate e na criação do template de avaliação.
- Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
- Coerência e clareza dos critérios escolhidos para o template de avaliação.
Ações do professor
- Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação.
- Fazer uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforçar a importância do Renascimento e do Humanismo na história da humanidade.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo.
- Participar ativamente do debate e da criação do template de avaliação.
- Apresentar o template de avaliação e discutir sobre os critérios escolhidos.