Aula sobre O Conceito De Renascimento

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI, marcado pela valorização da razão, da ciência, da arte e da cultura clássica greco-romana. Neste momento, os alunos irão aprender sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo, e como esses movimentos influenciaram a sociedade da época. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o Renascimento e o Humanismo. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo. Eles deverão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo. Faça a mediação do debate e incentive a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação do template

    Os grupos irão apresentar seus templates de avaliação e discutir sobre os critérios escolhidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido e reforce a importância do Renascimento e do Humanismo na história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e debate dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate e na criação do template de avaliação.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
  • Coerência e clareza dos critérios escolhidos para o template de avaliação.

Ações do professor

  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforçar a importância do Renascimento e do Humanismo na história da humanidade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo.
  • Participar ativamente do debate e da criação do template de avaliação.
  • Apresentar o template de avaliação e discutir sobre os critérios escolhidos.