Aula sobre O Conceito De Renascimento
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o Renascimento, explicando suas principais características e sua importância histórica. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - ArteNesta estação, os alunos irão analisar obras de arte renascentistas e identificar as principais características deste movimento artístico. Eles também irão comparar as obras renascentistas com as obras de arte anteriores e posteriores ao Renascimento.
Estação 2 - Ciência
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre as principais descobertas científicas do Renascimento, como a teoria heliocêntrica de Copérnico e as descobertas de Galileu Galilei. Eles também irão discutir como essas descobertas mudaram a forma como as pessoas viam o mundo.
Estação 3 - Filosofia
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre o Humanismo, uma corrente filosófica que surgiu durante o Renascimento. Eles irão discutir as principais ideias do Humanismo, como a valorização do ser humano e a busca pelo conhecimento.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas em cada estação. Os alunos também terão a oportunidade de compartilhar suas reflexões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as principais características do Renascimento e do Humanismo.
- Estimular a análise crítica dos alunos sobre as mudanças culturais e científicas ocorridas durante o Renascimento.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a realização das atividades.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das principais características do Renascimento e do Humanismo.
- Análise crítica das mudanças culturais e científicas ocorridas durante o Renascimento.
- Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o Renascimento.
- Orientar os alunos durante a realização das atividades.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas em cada estação.
Ações do aluno
- Analisar obras de arte renascentistas e identificar suas principais características.
- Aprender sobre as principais descobertas científicas do Renascimento e discutir como elas mudaram a forma como as pessoas viam o mundo.
- Aprender sobre o Humanismo e discutir suas principais ideias.