Aula sobre O Conceito De Renascimento

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Renascimento foi um movimento cultural que surgiu na Europa no século XIV e se estendeu até o século XVII. Ele foi marcado por uma série de mudanças na arte, na ciência, na filosofia e na política. O Renascimento foi um período de grande criatividade e inovação, que teve um impacto significativo na história da humanidade. Neste momento, os alunos irão aprender sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo, e analisar seus significados. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o Renascimento, explicando suas principais características e sua importância histórica. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Arte

    Nesta estação, os alunos irão analisar obras de arte renascentistas e identificar as principais características deste movimento artístico. Eles também irão comparar as obras renascentistas com as obras de arte anteriores e posteriores ao Renascimento.

    Estação 2 - Ciência

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre as principais descobertas científicas do Renascimento, como a teoria heliocêntrica de Copérnico e as descobertas de Galileu Galilei. Eles também irão discutir como essas descobertas mudaram a forma como as pessoas viam o mundo.

    Estação 3 - Filosofia

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre o Humanismo, uma corrente filosófica que surgiu durante o Renascimento. Eles irão discutir as principais ideias do Humanismo, como a valorização do ser humano e a busca pelo conhecimento.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas em cada estação. Os alunos também terão a oportunidade de compartilhar suas reflexões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais características do Renascimento e do Humanismo.
  • Estimular a análise crítica dos alunos sobre as mudanças culturais e científicas ocorridas durante o Renascimento.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a realização das atividades.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das principais características do Renascimento e do Humanismo.
  • Análise crítica das mudanças culturais e científicas ocorridas durante o Renascimento.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o Renascimento.
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas em cada estação.

Ações do aluno

  • Analisar obras de arte renascentistas e identificar suas principais características.
  • Aprender sobre as principais descobertas científicas do Renascimento e discutir como elas mudaram a forma como as pessoas viam o mundo.
  • Aprender sobre o Humanismo e discutir suas principais ideias.