Aula sobre O Conceito De Renascimento

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que surgiu na Europa no século XIV e se estendeu até o século XVII. Ele foi marcado pela valorização da razão, da ciência, da arte e da cultura clássica greco-romana. Neste momento, vamos explorar o conceito de Renascimento e suas principais características, como a valorização do homem, a busca pelo conhecimento e a inovação artística. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o Renascimento, explicando o contexto histórico e as principais características do movimento. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre o Renascimento e suas principais características, utilizando fontes confiáveis. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir as principais características do Renascimento e como elas se manifestaram na arte, na ciência e na cultura da época. Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de obras de arte, descobertas científicas e inovações culturais que surgiram durante o Renascimento. Os alunos deverão analisar esses exemplos e identificar as principais características do movimento presentes neles.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 2, avaliando a atividade e refletindo sobre o que aprenderam.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema, reforçando as principais características do Renascimento e sua importância para a história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Avaliar a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Identificação correta das principais características do Renascimento nos exemplos práticos apresentados.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.

Ações do professor

  • Fazer uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o Renascimento.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Renascimento e suas principais características.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.