Aula sobre O Conceito De Renascimento
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que surgiu na Europa no século XIV e se estendeu até o século XVII. Ele foi marcado pela valorização da razão, da ciência, da arte e da cultura clássica greco-romana. Neste momento, vamos explorar o conceito de Renascimento e suas principais características, como a valorização do homem, a busca pelo conhecimento e a inovação artística. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o Renascimento, explicando o contexto histórico e as principais características do movimento. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre o tema.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar sobre o Renascimento e suas principais características, utilizando fontes confiáveis. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir as principais características do Renascimento e como elas se manifestaram na arte, na ciência e na cultura da época. Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de obras de arte, descobertas científicas e inovações culturais que surgiram durante o Renascimento. Os alunos deverão analisar esses exemplos e identificar as principais características do movimento presentes neles.Etapa 5 - Reflexão individual
Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 2, avaliando a atividade e refletindo sobre o que aprenderam.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema, reforçando as principais características do Renascimento e sua importância para a história da humanidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Avaliar a própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Identificação correta das principais características do Renascimento nos exemplos práticos apresentados.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
Ações do professor
- Fazer uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o Renascimento.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Renascimento e suas principais características.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.