Aula sobre O Contexto Da Reforma Protestante

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma nova interpretação da Bíblia. Esse movimento teve grande impacto na sociedade da época, influenciando a cultura, a política e a economia. Na aula de hoje, será utilizada a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos possam compreender melhor o contexto histórico da Reforma Protestante e suas implicações na sociedade da época.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique brevemente o contexto histórico da Reforma Protestante.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado à Reforma Protestante, como por exemplo: "Como a Reforma Protestante influenciou a arte renascentista?" ou "Quais foram as consequências sociais da Reforma Protestante?". Auxilie os grupos na definição do problema, ajudando\-os a encontrarem dúvidas que eles realmente possuem sobre o tema. .

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá pesquisar e discutir possíveis alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Oriente os grupos na pesquisa e na seleção das alternativas.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá apresentar a solução para o problema definido na etapa 3, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre o contexto histórico da Reforma Protestante. Avalie as soluções apresentadas pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os grupos na criação do diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão discutir as soluções apresentadas pelos demais grupos e avaliar a eficácia das alternativas apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em apresentar soluções criativas para problemas relacionados ao tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas para o problema definido.
  • Criatividade na elaboração do diário de bordo.
  • Clareza e objetividade na apresentação da solução.

Ações do professor

  • Orientar os grupos na definição do problema.
  • Auxiliar os grupos na pesquisa e na seleção das alternativas.
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos grupos.
  • Orientar os grupos na criação do diário de bordo.
  • Estimular a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da discussão em grupo.
  • Selecionar alternativas criativas para solucionar o problema definido.
  • Criar um diário de bordo claro e objetivo.
  • Apresentar a solução de forma clara e objetiva.
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos demais grupos.