Aula sobre O Contexto Da Reforma Protestante

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa e que teve grande impacto na história mundial. Foi liderada por figuras como Martinho Lutero e João Calvino, que questionaram a autoridade da Igreja Católica e propuseram uma nova forma de entender a religião. A Reforma Protestante teve consequências sociais, políticas e culturais, e é importante entender como ela se relaciona com o período moderno na Europa e na América. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral. Esses critérios serão preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da Reforma Protestante para a história mundial. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado ao tema principal, como a escravidão, a exploração de recursos naturais ou a concentração de poder. Os alunos deverão buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Análise e mapeamento

    Com base na pesquisa realizada, cada grupo deverá analisar as informações coletadas e criar um mapa conceitual ou uma linha do tempo que represente o contexto histórico da Reforma Protestante. O mapa ou a linha do tempo deve abordar aspectos como os principais eventos, as personalidades envolvidas e as consequências sociais, políticas e religiosas.

  4. Etapa 4 - Elaboração do projeto

    Os grupos terão a oportunidade de escolher um projeto para explorar o contexto da Reforma Protestante. O projeto escolhido deve ser complexo, mas viável de ser desenvolvido em sala de aula.Exemplos de projetos podem ser: produção de um vídeo documentário, criação de um jornal histórico ou uma exposição virtual. Para fazer uma escolha assertiva, disponibilize uma caixa de dúvidas sobre o tema, na qual os grupos poderão selecionar uma ou mais dúvidas e transformá-las em um projeto. Isso incentivará a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo apresentará seu projeto à turma, compartilhando os resultados de suas pesquisas e as soluções encontradas. Os demais grupos terão a oportunidade de fazer perguntas e fornecer feedback sobre os projetos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos participarão de uma discussão em grupo sobre os projetos, destacando os aspectos interessantes, as aprendizagens adquiridas e possíveis melhorias para futuras pesquisas e projetos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando a importância da Reforma Protestante e da metodologia utilizada. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e a compartilhar suas impressões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a pesquisa e criar o template de avaliação por pares.
  • Construção dos argumentos: como o grupo apresentou as informações e argumentos relacionados ao subtópico.
  • Apresentação e comunicação: como o grupo apresentou o template de avaliação por pares e como se comunicou com os outros grupos.
  • Desempenho geral: como o grupo se saiu na atividade como um todo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a colaboração entre os grupos e a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão da aula e reforçar a importância da Reforma Protestante e da metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo e anotar as principais ideias e conceitos relacionados ao subtópico.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Avaliar o template de outro grupo, seguindo os critérios estabelecidos e dar feedback construtivo.
  • Discutir em grupo as avaliações recebidas e as sugestões de melhoria.