Aula sobre O Contexto Da Reforma Protestante

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma nova interpretação da Bíblia. Esse movimento teve grande impacto na sociedade da época, influenciando a cultura, a política e a economia. Na aula de hoje, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para que os alunos criem murais interativos, onde irão representar visualmente as principais características e eventos da Reforma Protestante.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Cultura Maker. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre a Reforma Protestante, buscando informações sobre seus principais líderes, eventos históricos, ideias centrais e impactos sociais. Eles podem utilizar livros, enciclopédias, artigos e outras fontes confiáveis para obter as informações necessárias.

  3. Etapa 3 - Planejamento

    Cada grupo irá planejar a composição do mural interativo, definindo quais elementos visuais serão utilizados para representar as informações coletadas. Eles podem pensar em desenhos, símbolos, textos e outros recursos visuais que ajudem a transmitir as ideias relacionadas à Reforma Protestante.

  4. Etapa 4 - Criação dos murais

    Os grupos irão começar a criar seus murais interativos. Eles podem usar cartolinas grandes ou papel kraft como base para o mural. Utilizando materiais simples, como lápis de cor, canetas coloridas, tesouras e cola, os alunos irão desenhar, escrever e colar os elementos visuais planejados anteriormente.

  5. Etapa 5 - Interatividade

    Os grupos podem adicionar elementos interativos aos seus murais. Isso pode ser feito através de abas móveis que revelam informações adicionais quando levantadas, envelopes que contêm perguntas e respostas sobre a Reforma Protestante, ou até mesmo dispositivos simples, como alavancas e rodas giratórias, que permitem aos espectadores interagir com o mural.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mural interativo para a turma. Eles explicarão as escolhas feitas na representação visual da Reforma Protestante e demonstrarão como as interações funcionam. Os demais alunos poderão explorar os murais e fazer perguntas aos grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam ao criar e explorar os murais interativos. Serão discutidos os aspectos mais interessantes e surpreendentes da Reforma Protestante e como essa metodologia ajudou no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao planejar e criar murais interativos.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Pesquisa completa e precisa sobre a Reforma Protestante.
  • Composição visual e organização do mural interativo.
  • Criatividade na representação dos elementos relacionados à Reforma Protestante.
  • Funcionalidade dos elementos interativos adicionados ao mural.
  • Participação ativa dos alunos durante a apresentação dos murais.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Cultura Maker e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a Reforma Protestante.
  • Auxiliar os grupos na elaboração dos planos para os murais.
  • Avaliar e dar feedback sobre a composição visual e funcionalidade dos murais.
  • Estimular a reflexão e a discussão durante a apresentação dos murais.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Pesquisar e sintetizar as informações relacionadas à Reforma Protestante.
  • Planejar e criar os murais interativos de forma criativa e organizada.
  • Apresentar o mural para a turma, explicando as escolhas feitas e demonstrando as interações.
  • Participar ativamente das discussões e reflexões propostas pelo professor.