Aula sobre O Contexto Da Reforma Protestante
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma nova interpretação da Bíblia. Esse movimento teve grande impacto na sociedade da época, influenciando a cultura, a política e a economia. Na aula de hoje, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso para entender melhor o contexto da Reforma Protestante e suas implicações na sociedade da época. Para isso, será trabalhado em grupos e realizadas pesquisas, entrevistas e análises para apresentar soluções para um problema relacionado ao tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, contextualizando a Reforma Protestante e explique a metodologia Estudo de Caso.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado à Reforma Protestante para trabalhar durante a aula.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma. Os grupos podem analisar como essa separação ocorreu em diferentes países e quais foram as consequências dessa mudança.Outro problema a ser abordado é o papel das traduções da Bíblia na disseminação da Reforma Protestante.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções.Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, para verificar a veracidade das informações coletadas.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo deverá apresentar soluções para o problema identificado, propondo ações que possam contribuir com a disseminação da informação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar soluções para problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
- Coerência e consistência das análises e soluções apresentadas pelos grupos.
- Clareza e objetividade na apresentação das soluções.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Estudo de Caso.
- Orientar os grupos na escolha do tema e na identificação do problema.
- Auxiliar os grupos na análise dos dados e na apresentação das soluções.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado à Reforma Protestante para trabalhar durante a aula.
- Identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma.
- Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações sobre o problema identificado.
- Analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções.
- Apresentar soluções para o problema identificado, propondo ações que possam contribuir com a disseminação da informação.