Aula sobre O Contexto Da Reforma Protestante

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma nova interpretação da Bíblia. Esse movimento teve grande impacto na sociedade da época, influenciando a cultura, a política e a economia. Na aula de hoje, será explorado o contexto histórico da Reforma Protestante e suas consequências para a sociedade da época. Para isso, será utilizada a metodologia ativa rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação. Cada estação funcionará de forma independente das demais.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Contexto Histórico

    Nessa estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre o contexto histórico da Reforma Protestante e responder a um questionário sobre o tema. Disponibilize o vídeo e o questionário previamente.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Líderes da Reforma

    Nessa estação, os alunos irão pesquisar sobre os principais líderes da Reforma Protestante, como Martinho Lutero, João Calvino e Henrique VIII. Eles deverão criar um cartaz com as informações mais importantes sobre cada líder.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Consequências da Reforma

    Nessa estação, os alunos irão pesquisar sobre as consequências da Reforma Protestante para a sociedade da época, como a Guerra dos Trinta Anos e a criação de novas denominações religiosas. Eles deverão criar um mapa mental com as informações mais importantes sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em seus grupos para discutir as informações que coletaram e compartilhar com os demais grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese das informações apresentadas pelos alunos e reforçando a importância da Reforma Protestante para a história da Europa e da América.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na elaboração de cartazes e mapas mentais.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas nos cartazes e mapas mentais.
  • Coerência e clareza na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Disponibilizar previamente o vídeo e o questionário para a estação 1.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os líderes da Reforma e as consequências do movimento.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e responder ao questionário na estação 1.
  • Pesquisar sobre os líderes da Reforma e as consequências do movimento nas estações 2 e 3.
  • Elaborar cartazes e mapas mentais com as informações mais importantes sobre os temas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.