Aula sobre O Contexto Da Reforma Protestante

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma reforma na doutrina e nos rituais religiosos. Esse movimento teve grande impacto na sociedade da época, influenciando a cultura, a política e a economia. Na aula de hoje, será explorado o contexto histórico da Reforma Protestante e suas consequências para a sociedade da época. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar a Reforma Protestante, explicando suas principais características e consequências. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Disponibilize um material de pesquisa aos alunos, sendo um vídeo ou texto sobre a Reforma Protestante. É importante que esse recurso aborde os principais acontecimentos e personagens desse movimento religioso. Os alunos poderão assistir ou ler o material em casa, a fim de se familiarizarem com o assunto antes da próxima aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre as consequências da Reforma Protestante para a sociedade da época. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom, que pena, que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Eles deverão preencher o template com suas impressões sobre a atividade e apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Aproveite o momento para pedir feedbacks aos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar sua própria aprendizagem, por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Compreensão dos principais pontos abordados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a Reforma Protestante.
  • Disponibilizar o vídeo sobre a Reforma Protestante para os alunos assistirem previamente.
  • Dividir os alunos em grupos para discutirem sobre as consequências da Reforma Protestante.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Assistir ao vídeo sobre a Reforma Protestante previamente.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.
  • Contribuir para a síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.