Aula sobre O Conto Fantastico

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O conto fantástico é um gênero literário que tem como característica principal a presença de elementos sobrenaturais ou mágicos na narrativa. Esse tipo de história é muito presente na cultura popular, como nos contos de fadas e lendas urbanas. Na aula de hoje, vamos explorar as características do conto fantástico e como podemos utilizá-las para criar nossas próprias histórias. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, que permite uma maior participação dos alunos no processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Professor, apresente o tema da aula e oriente que, fora da sala de aula, os estudantes realizem uma pesquisa a respeito, registrando seus aprendizados e comparando com os seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Na aula, proponha uma roda de conversa para que os estudantes possam compartilhar esses registros.

  2. Etapa 2 - Explorando o gênero

    Apresente exemplos de contos fantásticos e proponha uma análise das características do gênero, como a presença de elementos mágicos e sobrenaturais, a construção do suspense e a narrativa em terceira pessoa. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as histórias apresentadas.

  3. Etapa 3 - Criando o template de registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você pode apresentar alguns modelos para inspirar os alunos.

  4. Etapa 4 - Produzindo o conto fantástico

    Os alunos trabalharão em grupos para criar um conto fantástico. Disponibilize um roteiro com os elementos que devem estar presentes na história, como personagens, cenário, conflito e desfecho. Os alunos poderão utilizar o template de registro de aprendizagem para registrar suas ideias e o processo de criação.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os grupos apresentarão suas histórias e farão uma reflexão sobre o processo de criação. O professor poderá fazer perguntas sobre as escolhas dos alunos na construção da história e comentar sobre os pontos positivos e negativos de cada conto.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Ofereça um feedback individual para cada grupo, destacando os pontos fortes e sugerindo possíveis melhorias para as próximas produções.

  7. Etapa 7 - Check-out final

    Os alunos farão uma reflexão final sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar contos fantásticos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização dos elementos característicos do conto fantástico na história.
  • Coerência e fluidez na narrativa.
  • Originalidade e criatividade na construção da história.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de contos fantásticos.
  • Fornecer roteiro para a construção da história.
  • Fazer feedback individual para cada grupo.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Trabalhar em grupo para criar a história.
  • Apresentar a história para a turma.