Aula sobre O Conto Psicologico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O conto psicológico é um gênero literário que apresenta personagens que vivenciam conflitos internos, envolvendo questões emocionais, comportamentais e psicológicas. O objetivo é trabalhar a capacidade dos alunos em inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários, reconhecendo formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. Os alunos serão estimulados a criar um template de Design Sprint, com 5 etapas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de conto psicológico, suas características e exemplos de obras literárias que se enquadram neste gênero. Incentive a leitura atenta de um conto psicológico para que os alunos possam identificar as características do gênero.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos. Cada grupo deverá escolher um conto psicológico para analisar. Em seguida, deverão criar um mapa mental com as principais informações do conto, como personagens, conflitos, eventos e sentimentos envolvidos na história.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão apresentar seus mapas mentais e discutir as semelhanças e diferenças entre os contos escolhidos. Em seguida, devem escolher um conto para o grupo trabalhar em conjunto.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um roteiro para uma encenação do conto escolhido. Devem considerar a apresentação dos personagens, conflitos e eventos importantes da história.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar suas encenações para a turma. Em seguida, devem discutir a relação entre a obra literária e a produção cênica. Devem avaliar as escolhas dos grupos e as possibilidades de se trabalhar o conto psicológico em outras linguagens artísticas, como cinema, teatro e televisão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir valores sociais, culturais e humanos em textos literários.
  • Reconhecer diferentes visões de mundo presentes em obras literárias.
  • Trabalhar a capacidade de análise e interpretação de textos literários em diferentes linguagens artísticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa mental e roteiro da encenação.
  • Capacidade de relacionar a obra literária com outras linguagens artísticas.

Ações do professor

  • Orientar a leitura e análise dos contos psicológicos.
  • Estimular a discussão em grupo sobre as características dos contos escolhidos.
  • Incentivar a criatividade na produção do roteiro da encenação.

Ações do aluno

  • Ler e analisar os contos psicológicos.
  • Criar um mapa mental com as principais informações do conto escolhido.
  • Desenvolver um roteiro para uma encenação do conto escolhido.