Aula sobre O Conto Psicologico

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O conto psicológico é um gênero literário que se caracteriza por explorar a dimensão psicológica dos personagens, utilizando técnicas que nos permitem entender seus pensamentos, emoções e comportamentos. Utilize a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia sobre o personagem de um conto psicológico que escolher trabalhar com os alunos. O objetivo é que eles compreendam os diferentes aspectos que compõem a personalidade de um personagem e, assim, possam inferir sobre os valores sociais, culturais e humanos presentes na obra.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente uma breve introdução sobre o tema, seu objetivo e explique a metodologia Design Thinking. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo que apresenta os conceitos básicos da metodologia.

  2. Etapa 2 - Escolha do conto

    Apresente uma lista com cinco contos psicológicos diferentes, e oriente que os alunos votem para escolher qual obra será trabalhada na aula.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise do conto

    Os alunos farão uma leitura silenciosa do conto escolhido e, em seguida, discutirão em grupos sobre os aspectos psicológicos do personagem principal.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia sobre o personagem, preenchendo cada um dos campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles podem utilizar referências do texto para justificar suas respostas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as escolhas feitas e as justificativas utilizadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas, os alunos discutirão em grupo sobre os valores sociais, culturais e humanos presentes no conto, e como esses valores são refletidos no personagem principal.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e a importância de compreender a dimensão psicológica dos personagens para inferir sobre as diferentes visões de mundo presentes na literatura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos
  • Promover a interação e a troca de informações entre os alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a aula
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo
  • Capacidade de inferir sobre os valores sociais, culturais e humanos presentes no conto

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Design Thinking
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa de empatia
  • Estimular a participação e a interação entre os alunos

Ações do aluno

  • Ler e analisar o conto psicológico
  • Criar um mapa de empatia sobre o personagem principal
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da apresentação dos mapas de empatia.