Aula sobre O Conto Psicologico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O conto psicológico é um gênero literário que explora a psicologia das personagens para criar tensão e suspense na história. O objetivo desta atividade é que os alunos aprendam a inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao conto psicológico

    Apresente o conceito de conto psicológico e faça uma breve explicação sobre o que é a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC).

  2. Etapa 2 - Leitura do conto

    Distribua cópias do conto “A Cartomante” de Machado de Assis para os alunos lerem em sala de aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida-os em grupos para discutirem sobre o conto e seus personagens, analisando seus comportamentos e motivações.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo criará um template de avaliação por rubrica contendo os critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para avaliar a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo no conto e em seus personagens.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Os grupos apresentarão suas análises e templates de avaliação para a turma e haverá um debate crítico sobre o conto e suas temáticas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão escrita sobre a metodologia utilizada e o que aprenderam sobre o conto psicológico.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor fará uma síntese da aula e das discussões realizadas durante o debate crítico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo em textos literários.
  • Fomentar a discussão em grupo e o debate crítico.
  • Estimular a reflexão e a escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação dos valores sociais, culturais e humanos presentes no conto: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
  • Análise dos personagens e suas motivações: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
  • Participação no debate crítico: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de conto psicológico e a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Distribuir o conto “A Cartomante” de Machado de Assis para os alunos lerem em sala de aula.
  • Orientar a criação do template de avaliação por rubrica pelos grupos.
  • Mediar o debate crítico e estimular a participação dos alunos.
  • Fazer a síntese da aula e das discussões realizadas.

Ações do aluno

  • Ler o conto “A Cartomante” de Machado de Assis em sala de aula.
  • Participar ativamente na discussão em grupo e no debate crítico.
  • Criar o template de avaliação por rubrica em grupo.
  • Refletir e escrever sobre o que aprenderam na aula.
  • Respeitar a opinião dos colegas durante a discussão e o debate crítico.