Aula sobre O Conto Psicologico
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O conto psicológico é um gênero literário que explora a psicologia das personagens para criar tensão e suspense na história. O objetivo desta atividade é que os alunos aprendam a inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução ao conto psicológico
Apresente o conceito de conto psicológico e faça uma breve explicação sobre o que é a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC).Etapa 2 - Leitura do conto
Distribua cópias do conto “A Cartomante” de Machado de Assis para os alunos lerem em sala de aula.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida-os em grupos para discutirem sobre o conto e seus personagens, analisando seus comportamentos e motivações.Etapa 4 - Criação do template de avaliação
Cada grupo criará um template de avaliação por rubrica contendo os critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para avaliar a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo no conto e em seus personagens.Etapa 5 - Debate crítico
Os grupos apresentarão suas análises e templates de avaliação para a turma e haverá um debate crítico sobre o conto e suas temáticas.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão escrita sobre a metodologia utilizada e o que aprenderam sobre o conto psicológico.Etapa 7 - Encerramento
O professor fará uma síntese da aula e das discussões realizadas durante o debate crítico.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo em textos literários.
- Fomentar a discussão em grupo e o debate crítico.
- Estimular a reflexão e a escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação dos valores sociais, culturais e humanos presentes no conto: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
- Análise dos personagens e suas motivações: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
- Participação no debate crítico: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de conto psicológico e a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Distribuir o conto “A Cartomante” de Machado de Assis para os alunos lerem em sala de aula.
- Orientar a criação do template de avaliação por rubrica pelos grupos.
- Mediar o debate crítico e estimular a participação dos alunos.
- Fazer a síntese da aula e das discussões realizadas.
Ações do aluno
- Ler o conto “A Cartomante” de Machado de Assis em sala de aula.
- Participar ativamente na discussão em grupo e no debate crítico.
- Criar o template de avaliação por rubrica em grupo.
- Refletir e escrever sobre o que aprenderam na aula.
- Respeitar a opinião dos colegas durante a discussão e o debate crítico.