Aula sobre O Conto Psicologico
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Divisão em grupos
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações: estação 1 - Análise textual; estação 2 - Criação de um conto psicológico; estação 3 - Leitura e interpretação de contos psicológicos.Etapa 2 - Estação 1 - Análise textual
Os alunos deverão analisar um conto psicológico previamente selecionado pelo professor. Eles deverão identificar os elementos que caracterizam esse tipo de narrativa, como a profundidade na construção dos personagens, a exploração de seus conflitos internos e a presença de elementos simbólicos. Em seguida, deverão escrever uma breve resenha do conto, destacando suas principais características.Exemplo prático: O professor pode selecionar o conto "A Cidade Sitiada", de Clarice Lispector, e solicitar que os alunos analisem a construção da personagem principal, Martim, e como a autora trabalha sua angústia e solidão.
Etapa 3 - Estação 2 - Criação de um conto psicológico
Os alunos produzirão um conto psicológico, seguindo os elementos característicos desse gênero literário. Eles deverão definir a personagem principal, explorar seus conflitos internos e utilizar elementos simbólicos para enriquecer a narrativa. Ao final, deverão compartilhar seus contos com os colegas.Exemplo prático: O professor pode sugerir que os alunos criem um conto sobre um personagem que vive em isolamento social e precisa lidar com suas emoções e pensamentos em um ambiente solitário.
Etapa 4 - Estação 3 - Leitura e interpretação de contos psicológicos
Os alunos deverão ler e interpretar diferentes contos psicológicos, comparando suas características e identificando os elementos que os tornam únicos. Eles deverão discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os contos lidos e compartilhar suas impressões com os colegas.Exemplo prático: O professor pode selecionar diferentes contos psicológicos e solicitar que os alunos discutam em grupo suas características e elementos em comum, como a presença de personagens complexos e a exploração de conflitos internos.
Etapa 5 - Rodízio de grupos
Os grupos deverão rodar pelas estações, de forma que todos os alunos tenham a oportunidade de participar de cada atividade.Etapa 6 - Sistematização
Ao final da aula, o professor deverá promover uma discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam com as atividades e como elas contribuíram para o desenvolvimento de suas habilidades em relação ao tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferência de valores sociais, culturais e humanos em textos literários;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de contos psicológicos;
- Promover a leitura e interpretação crítica de contos psicológicos.
Critérios de avaliação
- Identificação dos elementos que caracterizam o conto psicológico;
- Criação de um conto psicológico original e coerente;
- Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo;
- Compreensão dos valores sociais, culturais e humanos presentes nos contos lidos;
- Aplicação dos conceitos aprendidos nas atividades em outras situações de leitura e produção textual.
Ações do professor
- Selecionar os contos psicológicos que serão utilizados nas atividades;
- Organizar a divisão em grupos e o rodízio entre as estações;
- Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos;
- Promover a discussão em grupo sobre os conceitos e elementos aprendidos;
- Avaliar e fornecer feedback aos alunos sobre o desempenho nas atividades.
Ações do aluno
- Analisar criticamente os contos psicológicos selecionados;
- Criar um conto psicológico original e coerente;
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Compreender e inferir valores sociais, culturais e humanos presentes nos contos lidos;
- Aplicar os conceitos aprendidos em outras situações de leitura e produção textual.