Aula sobre O Conto Psicologico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O conto psicológico é um gênero literário que se caracteriza por explorar o mundo interior dos personagens, revelando suas emoções, pensamentos e conflitos. Esse tipo de narrativa é muito comum na literatura contemporânea e pode ser encontrado em diversos meios, como livros, filmes, séries e novelas. Os alunos irão explorar o conto psicológico por meio da metodologia ativa Rotação por estações, que permitirá que eles desenvolvam diferentes habilidades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Divisão em grupos

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações: estação 1 - Análise textual; estação 2 - Criação de um conto psicológico; estação 3 - Leitura e interpretação de contos psicológicos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise textual

    Os alunos deverão analisar um conto psicológico previamente selecionado pelo professor. Eles deverão identificar os elementos que caracterizam esse tipo de narrativa, como a profundidade na construção dos personagens, a exploração de seus conflitos internos e a presença de elementos simbólicos. Em seguida, deverão escrever uma breve resenha do conto, destacando suas principais características.

    Exemplo prático: O professor pode selecionar o conto "A Cidade Sitiada", de Clarice Lispector, e solicitar que os alunos analisem a construção da personagem principal, Martim, e como a autora trabalha sua angústia e solidão.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação de um conto psicológico

    Os alunos produzirão um conto psicológico, seguindo os elementos característicos desse gênero literário. Eles deverão definir a personagem principal, explorar seus conflitos internos e utilizar elementos simbólicos para enriquecer a narrativa. Ao final, deverão compartilhar seus contos com os colegas.

    Exemplo prático: O professor pode sugerir que os alunos criem um conto sobre um personagem que vive em isolamento social e precisa lidar com suas emoções e pensamentos em um ambiente solitário.


  4. Etapa 4 - Estação 3 - Leitura e interpretação de contos psicológicos

    Os alunos deverão ler e interpretar diferentes contos psicológicos, comparando suas características e identificando os elementos que os tornam únicos. Eles deverão discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os contos lidos e compartilhar suas impressões com os colegas.

    Exemplo prático: O professor pode selecionar diferentes contos psicológicos e solicitar que os alunos discutam em grupo suas características e elementos em comum, como a presença de personagens complexos e a exploração de conflitos internos.


  5. Etapa 5 - Rodízio de grupos

    Os grupos deverão rodar pelas estações, de forma que todos os alunos tenham a oportunidade de participar de cada atividade.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Ao final da aula, o professor deverá promover uma discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam com as atividades e como elas contribuíram para o desenvolvimento de suas habilidades em relação ao tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferência de valores sociais, culturais e humanos em textos literários;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de contos psicológicos;
  • Promover a leitura e interpretação crítica de contos psicológicos.

Critérios de avaliação

  • Identificação dos elementos que caracterizam o conto psicológico;
  • Criação de um conto psicológico original e coerente;
  • Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo;
  • Compreensão dos valores sociais, culturais e humanos presentes nos contos lidos;
  • Aplicação dos conceitos aprendidos nas atividades em outras situações de leitura e produção textual.

Ações do professor

  • Selecionar os contos psicológicos que serão utilizados nas atividades;
  • Organizar a divisão em grupos e o rodízio entre as estações;
  • Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a discussão em grupo sobre os conceitos e elementos aprendidos;
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos sobre o desempenho nas atividades.

Ações do aluno

  • Analisar criticamente os contos psicológicos selecionados;
  • Criar um conto psicológico original e coerente;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Compreender e inferir valores sociais, culturais e humanos presentes nos contos lidos;
  • Aplicar os conceitos aprendidos em outras situações de leitura e produção textual.