Aula sobre O Conto Psicologico
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O conto psicológico é um gênero literário que tem como principal característica o estudo dos personagens e suas emoções e conflitos internos. Esse tipo de conto é muito utilizado na literatura contemporânea e pode ser encontrado em livros, filmes e séries. Logo, os alunos irão aprender a identificar as características do conto psicológico e a criar um mapa conceitual para organizar as informações sobre o tema. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários, reconhecendo formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos a definição e as características do conto psicológico, usando exemplos de filmes e livros. Em seguida, deve explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e o objetivo da atividade.Etapa 2 - Pré-aula
os alunos assistirão a um vídeo sobre o conto psicológico e fazer anotações sobre as características desse gênero literário.Etapa 3 - Construção do mapa conceitual
Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o conto psicológico, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, forneça aos aluno um modelo de mapa conceitual e oriente-os na construção do seu próprio mapa.Etapa 4 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos e peça que apresentem os seus mapas conceituais para a turma. O professor deve estimular a discussão sobre as características do conto psicológico e sobre as diferentes abordagens apresentadas pelos grupos.Etapa 5 - Produção de um conto psicológico
Os alunos produzirão um conto psicológico, utilizando as características aprendidas durante a aula. Portanto, entregue a eles um roteiro básico para a escrita do conto e oriente-os durante a elaboração da história.Etapa 6 - Leitura e análise dos contos
Os alunos lerão os contos produzidos pela turma e farão uma análise das características do conto psicológico presentes em cada história.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos sobre o conto psicológico. Após, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários.
- Estimular a criatividade e a produção de textos.
- Trabalhar a habilidade de organização de informações em mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Identificação das características do conto psicológico.
- Construção de um mapa conceitual coerente e organizado.
- Produção de um conto psicológico com as características aprendidas durante a aula.
- Análise das características do conto psicológico presentes nos contos produzidos pela turma.
Ações do professor
- Apresentar as características do conto psicológico.
- Fornecer orientação na construção do mapa conceitual.
- Estimular a discussão e a análise dos contos produzidos pela turma.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos sobre o conto psicológico.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o conto psicológico.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Escrever um conto psicológico.
- Participar da discussão em grupo e da análise dos contos produzidos pela turma.