Aula sobre O Conto Psicologico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O conto psicológico é um gênero literário que tem como principal característica o estudo dos personagens e suas emoções e conflitos internos. Esse tipo de conto é muito utilizado na literatura contemporânea e pode ser encontrado em livros, filmes e séries. Logo, os alunos irão aprender a identificar as características do conto psicológico e a criar um mapa conceitual para organizar as informações sobre o tema. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários, reconhecendo formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos a definição e as características do conto psicológico, usando exemplos de filmes e livros. Em seguida, deve explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e o objetivo da atividade.

  2. Etapa 2 - Pré-aula

    os alunos assistirão a um vídeo sobre o conto psicológico e fazer anotações sobre as características desse gênero literário.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o conto psicológico, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, forneça aos aluno um modelo de mapa conceitual e oriente-os na construção do seu próprio mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça que apresentem os seus mapas conceituais para a turma. O professor deve estimular a discussão sobre as características do conto psicológico e sobre as diferentes abordagens apresentadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Produção de um conto psicológico

    Os alunos produzirão um conto psicológico, utilizando as características aprendidas durante a aula. Portanto, entregue a eles um roteiro básico para a escrita do conto e oriente-os durante a elaboração da história.

  6. Etapa 6 - Leitura e análise dos contos

    Os alunos lerão os contos produzidos pela turma e farão uma análise das características do conto psicológico presentes em cada história.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos sobre o conto psicológico. Após, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários.
  • Estimular a criatividade e a produção de textos.
  • Trabalhar a habilidade de organização de informações em mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Identificação das características do conto psicológico.
  • Construção de um mapa conceitual coerente e organizado.
  • Produção de um conto psicológico com as características aprendidas durante a aula.
  • Análise das características do conto psicológico presentes nos contos produzidos pela turma.

Ações do professor

  • Apresentar as características do conto psicológico.
  • Fornecer orientação na construção do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão e a análise dos contos produzidos pela turma.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos sobre o conto psicológico.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o conto psicológico.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Escrever um conto psicológico.
  • Participar da discussão em grupo e da análise dos contos produzidos pela turma.