Aula sobre O Dadaismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O dadaísmo foi um movimento artístico e literário que surgiu na Europa no início do século XX. Os artistas dadaístas buscavam romper com as convenções estéticas e sociais da época, criando obras que desafiavam o senso comum e a lógica. Nesta aula, os alunos irão conhecer mais sobre o dadaísmo e sua importância para a arte contemporânea, utilizando a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver um projeto criativo. Para contextualizar o tema,mostre aos alunos obras de artistas dadaístas como Marcel Duchamp e Man Ray, além de exemplos de como o dadaísmo influenciou outras áreas como a moda e a publicidade.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de dadaísmo, suas características e principais artistas. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Peça que os alunos pesquisem sobre o dadaísmo e selecionem uma obra de arte ou um objeto que represente o movimento. Em seguida, deverão fazer um esboço de como seria uma nova obra ou objeto dadaísta, utilizando elementos como a ironia, o absurdo e a colagem.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão apresentar seus esboços para a turma e, juntos, irão escolher as melhores ideias para desenvolver na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Peça que os alunos criem um protótipo da obra ou objeto dadaísta escolhido, utilizando materiais como papel, tecido, plástico, entre outros. Oriente e auxilie os alunos na criação.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e, juntos, irão avaliar as obras ou objetos criados, discutindo sobre as características do dadaísmo presentes em cada um.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Ampliar o repertório cultural dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e compartilhar ideias.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as convenções estéticas e sociais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra ou objeto dadaísta.
  • Utilização adequada dos elementos do dadaísmo.
  • Coerência entre o esboço e o protótipo criado.
  • Reflexão crítica sobre as convenções estéticas e sociais.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de dadaísmo e suas características.
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de obras de arte ou objetos dadaístas.
  • Auxiliar os alunos na criação dos protótipos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as convenções estéticas e sociais.
  • Avaliar e dar feedbacks sobre as criações dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas do Design Sprint.
  • Pesquisar e selecionar obras de arte ou objetos dadaístas.
  • Criar esboços e protótipos de obras ou objetos dadaístas.
  • Compartilhar ideias e trabalhar em equipe.
  • Refletir criticamente sobre as convenções estéticas e sociais.