Aula sobre O Dadaismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no início do século XX, durante a Primeira Guerra Mundial. Os artistas dadaístas buscavam romper com as tradições artísticas e questionar os valores da sociedade da época. Eles utilizavam técnicas como a colagem, a fotomontagem e a escrita automática para criar obras que desafiavam as convenções estéticas e culturais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o dadaísmo e suas características principais, utilizando imagens e exemplos de obras dadaístas. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Introdução ao mapa de empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender melhor uma pessoa ou grupo. Em seguida, apresente os campos do mapa de empatia: "O que os artistas pensam e sentem?", "O que eles escutam?", "O que eles falam e fazem?", "O que eles veem?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia em grupo

    Divida os alunos em grupos e cada grupo irá escolher um artista dadaísta para criar o mapa de empatia. Eles deverão pesquisar sobre o artista e preencher cada campo do mapa de empatia com informações relevantes. Circule pela sala para auxiliar os grupos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações que levantaram sobre o artista dadaísta escolhido. Estimule a discussão sobre as características do movimento e como elas se manifestam nas obras dos artistas.

  5. Etapa 5 - Criação de uma obra dadaísta

    Peça que os alunos criem uma obra dadaísta utilizando técnicas como a colagem, a fotomontagem e a escrita automática. Eles deverão se inspirar nas informações levantadas no mapa de empatia e nas características do movimento. Forneça materiais e oriente os alunos durante a criação.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras dadaístas

    Cada aluno irá apresentar sua obra dadaísta para a turma, explicando as técnicas utilizadas e como elas se relacionam com o movimento dadaísta. Estimule a discussão sobre as obras e como elas desafiam as convenções estéticas e culturais.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, estimulando os alunos a pensarem sobre o que aprenderam e como podem aplicar os conhecimentos adquiridos em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar obras de arte de diferentes épocas e matrizes estéticas.
  • Estimular a criatividade e a experimentação artística dos alunos.
  • Promover a compreensão sobre o movimento dadaísta e suas características principais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização adequada das técnicas dadaístas na criação da obra de arte.
  • Compreensão dos conceitos e características do movimento dadaísta.
  • Coerência entre as informações levantadas no mapa de empatia e a obra criada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os conceitos principais de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na utilização das técnicas dadaístas.
  • Estimular a discussão e a reflexão sobre as obras criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e analisar as informações sobre o artista dadaísta escolhido.
  • Utilizar as técnicas dadaístas de forma criativa e coerente na criação da obra de arte.