Aula sobre O Dadaismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O dadaísmo foi um movimento artístico e literário que surgiu na Europa no início do século XX. Ele se caracterizou pela negação dos valores culturais e artísticos tradicionais, pela utilização de técnicas e materiais inusitados e pela provocação ao público. O dadaísmo influenciou diversos movimentos artísticos posteriores, como o surrealismo e o pop art. Nesta aula, os alunos vão explorar o dadaísmo e sua relação com a arte contemporânea. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de debate crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do dadaísmo e sua relação com a arte contemporânea. Mostre exemplos de obras dadaístas e de artistas contemporâneos que se inspiraram no movimento.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Peça que cada grupo pesquise sobre o dadaísmo e sua relação com a arte contemporânea. O grupo defensor deverá buscar argumentos que justifiquem a relevância do dadaísmo na arte contemporânea, enquanto o grupo opositor deverá buscar argumentos contrários. A banca julgadora deverá pesquisar sobre os critérios de avaliação e os aspectos a serem considerados durante o debate.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo deverá preparar seus argumentos para o debate. O grupo defensor deverá apresentar argumentos que justifiquem a relevância do dadaísmo na arte contemporânea, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos contrários. Oriente os alunos nesta estapa.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor apresentarão seus argumentos e a banca julgadora fará a avaliação. O grupo de observadores deverá registrar as principais ideias e argumentos apresentados durante o debate.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Peça que os alunos façam uma reflexão sobre o debate e sobre o que aprenderam sobre o dadaísmo e sua relação com a arte contemporânea.

  7. Etapa 7 - Sistematização

    Faça uma síntese das principais ideias e conceitos abordados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
  • Ampliar a compreensão sobre o dadaísmo e sua relação com a arte contemporânea.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação clara e coesa.
  • Uso de exemplos e referências para fundamentar os argumentos.
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas.
  • Capacidade de reflexão e síntese.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos no debate.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão.
  • Fazer uma síntese das principais ideias e conceitos abordados durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e preparar argumentos consistentes.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.
  • Registrar as principais ideias e argumentos apresentados durante o debate.
  • Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.