Aula sobre O Dadaismo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O dadaísmo é um movimento artístico que surgiu na Europa no início do século XX, caracterizado pela quebra das convenções estéticas e pela utilização de elementos do cotidiano em suas obras. Esse movimento influenciou diversas áreas, como a literatura, a música e o cinema. Nesta aula, os alunos serão apresentados ao dadaísmo e suas principais características, e irão explorar as diferentes formas de expressão artística que surgiram a partir desse movimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema do dadaísmo, apresentando suas principais características e contextualizando o movimento no contexto histórico e artístico do início do século XX.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa

    Nessa estação, peça que os alunos pesquisem sobre os principais artistas e obras do dadaísmo, utilizando recursos digitais disponíveis em sala de aula. Eles deverão registrar as informações em um fichamento.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de obras

    Nessa estação, peça que os alunos analisem algumas obras dadaístas, observando as características do movimento presentes nas obras e discutindo suas impressões sobre elas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação

    Nessa estação, peça que os alunos criem uma obra dadaísta, utilizando elementos do cotidiano e quebrando as convenções estéticas. Eles poderão utilizar materiais diversos, como revistas, jornais, objetos, entre outros.

  5. Etapa 5 - Socialização das obras

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma, explicando as escolhas feitas e as características do dadaísmo presentes em suas criações.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a aula, discutindo as principais aprendizagens e destacando a importância do dadaísmo para a arte contemporânea.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a arte dadaísta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a experimentação artística.
  • Ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Fichamento completo e bem organizado sobre os artistas e obras do dadaísmo.
  • Criação de uma obra dadaísta original e criativa.
  • Apresentação clara e objetiva da obra criada.
  • Reflexão crítica sobre a aula e o movimento dadaísta.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a experimentação artística.
  • Avaliar as atividades de forma justa e criteriosa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa de forma completa e organizada.
  • Criar uma obra dadaísta original e criativa.
  • Apresentar a obra de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre a aula e o movimento dadaísta.