Aula sobre O Dadaismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no início do século XX, durante a Primeira Guerra Mundial. Os artistas dadaístas acreditavam que a arte tradicional estava ultrapassada e buscavam uma nova forma de expressão, que fosse livre de qualquer regra ou convenção. Eles utilizavam objetos do cotidiano, como jornais, revistas e objetos encontrados na rua, para criar suas obras de arte. Nesta aula, será explorado o dadaísmo para entender como os artistas desse movimento se expressavam. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de aula invertida para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema do dadaísmo e apresente alguns exemplos de obras de arte dadaístas. Em seguida, explique a metodologia Sala de aula invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Pesquisa
Peça que os alunos pesquisem sobre o dadaísmo e criem um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça materiais de pesquisa, como livros e artigos, ou indique sites confiáveis para os alunos pesquisarem.Etapa 3 - Discussão em grupo
Peça que os alunos se reúnam em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o dadaísmo. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar suas ideias. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a discussão.Etapa 5 - Criação de uma obra dadaísta
Com base no mapa conceitual, peça que os alunos criem uma obra de arte dadaísta utilizando objetos do cotidiano, como jornais, revistas e objetos encontrados na rua. Forneça materiais para os alunos, como tesouras, cola, tintas e pincéis, e auxilie na criação de suas obras.Etapa 6 - Apresentação das obras de arte
Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e explicar como utilizaram os objetos do cotidiano em suas criações. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a discussão.Etapa 7 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a aula e o tema do dadaísmo. Os alunos poderão expressar suas opiniões e dúvidas sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações sobre o dadaísmo.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Criatividade e originalidade na criação da obra de arte dadaísta.
Ações do professor
- Introduzir o tema do dadaísmo e explicar a metodologia Sala de aula invertida.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
- Fornecer materiais e orientação para a criação da obra de arte dadaísta.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o dadaísmo e criar um mapa conceitual.
- Participar ativamente das discussões em grupo e das apresentações.
- Criar uma obra de arte dadaísta utilizando objetos do cotidiano.