Aula sobre O Desmatamento E O Aquecimento Global

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O desmatamento é um problema ambiental que afeta todo o mundo. No Brasil, é responsável por grande parte das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o desmatamento e suas consequências para o meio ambiente e para a sociedade. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, para entender melhor os impactos do desmatamento na vida das pessoas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema, explicando o que é o desmatamento e suas consequências. Se possível, apresente um vídeo curto sobre o assunto para ilustrar o problema.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e criarão um mapa de empatia para identificar como o desmatamento afeta diferentes grupos de pessoas, como agricultores, indígenas, moradores das cidades, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o desmatamento em diferentes regiões do Brasil e do mundo. Eles devem buscar informações sobre as causas, consequências e soluções para o problema.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Os grupos irão discutir as informações encontradas na pesquisa e como elas se relacionam com o mapa de empatia criado anteriormente. Eles devem identificar as principais causas e consequências do desmatamento e pensar em soluções para o problema.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma. O professor deve incentivar a participação de todos, fazendo perguntas e estimulando a reflexão crítica sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, conduza um debate com a turma sobre o desmatamento e suas consequências.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula reforçando as principais ideias apresentadas pelos alunos e incentivando-os a pensar em ações concretas para combater o desmatamento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o desmatamento e suas consequências.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias de forma clara e organizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Clareza e organização na apresentação das conclusões.
  • Participação construtiva no debate.
  • Propostas de ações concretas para combater o desmatamento.

Ações do professor

  • Incentivar a participação de todos os alunos nas atividades.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na organização das ideias.
  • Conduzir o debate de forma construtiva.
  • Incentivar a proposição de ações concretas para combater o desmatamento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma cuidadosa e organizada.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e organizada.
  • Participar construtivamente do debate.
  • Propor ações concretas para combater o desmatamento.