Aula sobre O Desmatamento E O Aquecimento Global

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O desmatamento é um problema grave que afeta o meio ambiente e a vida de muitas pessoas. Ele é responsável por contribuir com o aquecimento global, além de causar desequilíbrios ecológicos e impactar a biodiversidade. Nesta aula, vamos trabalhar o tema "O desmatamento e o aquecimento global" utilizando a metodologia ativa Gamificação. A ideia é que os alunos criem um mapa de registro de um jogo que aborde o tema, desenvolvendo habilidades de pesquisa, comunicação, criatividade e colaboração.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema "O desmatamento e o aquecimento global", contextualizando-o e explicando como ele afeta o meio ambiente e a vida das pessoas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema, buscando informações em livros, revistas, sites e outras fontes confiáveis. Eles devem coletar informações sobre o desmatamento, suas causas e consequências, bem como sobre o aquecimento global e suas implicações.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro do jogo

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, os grupos devem criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema desmatamento e aquecimento global.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo deve apresentar o mapa de registro do jogo criado, explicando como ele aborda o tema do desmatamento e do aquecimento global, quais são os objetivos e desafios do jogo, como funciona o esquema de recompensas e por que ele é engajador.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre os jogos apresentados, avaliando seus pontos fortes e fracos e sugerindo melhorias. Eles devem também refletir sobre como o jogo pode ajudar a conscientizar as pessoas sobre o desmatamento e o aquecimento global.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o tema, destacando a importância de preservar o meio ambiente e conscientizar as pessoas sobre os impactos do desmatamento e do aquecimento global.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.
  • Desenvolver habilidades de reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na criação do mapa de registro do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em grupo sobre o tema.
  • Criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema e sobre as atividades realizadas.