Aula sobre O Desmatamento E O Aquecimento Global
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O desmatamento é um problema ambiental que está diretamente relacionado ao aquecimento global. Ele é causado pela ação humana, que desmata áreas para a criação de gado, plantação de culturas agrícolas e extração de madeira. Esse processo provoca a degradação do solo, a perda da biodiversidade e a emissão de gases do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global. Nesta aula, os alunos irão discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influenciam na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o desmatamento e o aquecimento global. Em seguida, apresente um vídeo curto com exemplos práticos do tema.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em 4 grupos: dois grupos defendem e dois grupos farão oposição ao tema proposto. Após a divisão, distribua o material de leitura com informações sobre o tema: como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais. Cada grupo deve ler o material e discutir as principais ideias apresentadas.Etapa 3 - Modelo de avaliação por rubrica
Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação
Os grupos apresentam suas rubricas e discutem as diferenças entre elas.Etapa 5 - Debate
Cada grupo deve escolher um representante para participar do debate. O debate deve ser organizado em torno do tema central e dos subtópicos.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante o debate, utilizando a rubrica criada por cada grupo.Etapa 7 - Conclusão
O professor encerra a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi discutido durante o debate e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante as etapas da aula.
- Qualidade da rubrica criada pelo grupo.
- Desempenho durante o debate crítico.
Ações do professor
- Mediar a discussão entre os grupos durante a criação das rubricas.
- Estimular a participação de todos os alunos durante o debate crítico.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante o debate, utilizando a rubrica criada por cada grupo.
Ações do aluno
- Ler e discutir o material de leitura.
- Criar uma rubrica para avaliar o desempenho dos colegas durante o debate crítico.
- Participar ativamente do debate crítico.