Aula sobre O Desmatamento E O Aquecimento Global

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O desmatamento é um problema ambiental que está diretamente relacionado ao aquecimento global. Ele é causado pela ação humana, que desmata áreas para a criação de gado, plantação de culturas agrícolas e extração de madeira. Esse processo provoca a degradação do solo, a perda da biodiversidade e a emissão de gases do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global. Nesta aula, os alunos irão discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influenciam na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o desmatamento e o aquecimento global. Em seguida, apresente um vídeo curto com exemplos práticos do tema.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em 4 grupos: dois grupos defendem e dois grupos farão oposição ao tema proposto. Após a divisão, distribua o material de leitura com informações sobre o tema: como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais. Cada grupo deve ler o material e discutir as principais ideias apresentadas.

  3. Etapa 3 - Modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos apresentam suas rubricas e discutem as diferenças entre elas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Cada grupo deve escolher um representante para participar do debate. O debate deve ser organizado em torno do tema central e dos subtópicos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante o debate, utilizando a rubrica criada por cada grupo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor encerra a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi discutido durante o debate e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as etapas da aula.
  • Qualidade da rubrica criada pelo grupo.
  • Desempenho durante o debate crítico.

Ações do professor

  • Mediar a discussão entre os grupos durante a criação das rubricas.
  • Estimular a participação de todos os alunos durante o debate crítico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante o debate, utilizando a rubrica criada por cada grupo.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o material de leitura.
  • Criar uma rubrica para avaliar o desempenho dos colegas durante o debate crítico.
  • Participar ativamente do debate crítico.