Aula sobre O Desmatamento E O Aquecimento Global

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O desmatamento é um problema ambiental que afeta todo o planeta e tem relação direta com o aquecimento global. A atividade humana é a principal responsável pelo desmatamento, seja para a expansão da agricultura, pecuária ou para a exploração de madeira. O desmatamento é um problema complexo, que exige ações imediatas para reduzir seus impactos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o desmatamento e suas consequências no aquecimento global por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Eles irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do desmatamento e suas consequências no aquecimento global. Em seguida, disponibilize um vídeo ou um texto para que os alunos possam estudar o tema anteriormente.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa Conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o desmatamento e suas consequências no aquecimento global.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir e comparar seus mapas conceituais.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar suas ideias.

  5. Etapa 5 - Exemplos Práticos

    O professor irá apresentar exemplos práticos de como o desmatamento afeta o meio ambiente e a vida das pessoas. Pode-se utilizar imagens, vídeos e notícias para ilustrar o tema.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre o tema do desmatamento e suas consequências no aquecimento global. O professor irá orientar o debate, estimulando a participação de todos e garantindo que as ideias sejam respeitadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma síntese da aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando a reflexão sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir os impactos ambientais da produção, circulação e consumo de mercadorias.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema do desmatamento e suas consequências no aquecimento global.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar ideias e conceitos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação construtiva no debate.
  • Compreensão dos impactos do desmatamento no meio ambiente e na vida das pessoas.
  • Respeito às ideias dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos no debate.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Garantir que todas as ideias sejam respeitadas durante o debate.
  • Fazer uma síntese da aula para reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o tema como tarefa de casa.
  • Criar um mapa conceitual sobre o desmatamento e suas consequências no aquecimento global.
  • Participar ativamente do debate.
  • Refletir sobre o tema e suas implicações.
  • Avaliar a aula por meio do questionário online.