Aula sobre O Desmatamento E O Aquecimento Global
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O desmatamento é um problema ambiental que afeta todo o planeta e tem relação direta com o aquecimento global. A atividade humana é a principal responsável pelo desmatamento, seja para a expansão da agricultura, pecuária ou para a exploração de madeira. O desmatamento é um problema complexo, que exige ações imediatas para reduzir seus impactos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o desmatamento e suas consequências no aquecimento global por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Eles irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema do desmatamento e suas consequências no aquecimento global. Em seguida, disponibilize um vídeo ou um texto para que os alunos possam estudar o tema anteriormente.Etapa 2 - Criação do Mapa Conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o desmatamento e suas consequências no aquecimento global.Etapa 3 - Discussão em Grupo
Os alunos irão se reunir em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir e comparar seus mapas conceituais.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar suas ideias.Etapa 5 - Exemplos Práticos
O professor irá apresentar exemplos práticos de como o desmatamento afeta o meio ambiente e a vida das pessoas. Pode-se utilizar imagens, vídeos e notícias para ilustrar o tema.Etapa 6 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre o tema do desmatamento e suas consequências no aquecimento global. O professor irá orientar o debate, estimulando a participação de todos e garantindo que as ideias sejam respeitadas.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma síntese da aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando a reflexão sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir os impactos ambientais da produção, circulação e consumo de mercadorias.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema do desmatamento e suas consequências no aquecimento global.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar ideias e conceitos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação construtiva no debate.
- Compreensão dos impactos do desmatamento no meio ambiente e na vida das pessoas.
- Respeito às ideias dos colegas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação dos alunos no debate.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Garantir que todas as ideias sejam respeitadas durante o debate.
- Fazer uma síntese da aula para reforçar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o tema como tarefa de casa.
- Criar um mapa conceitual sobre o desmatamento e suas consequências no aquecimento global.
- Participar ativamente do debate.
- Refletir sobre o tema e suas implicações.
- Avaliar a aula por meio do questionário online.