Aula sobre O Destino Do Negro No Brasil Pos Abolicao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "O destino do negro no Brasil pós-abolição" é de extrema importância para entendermos a história do nosso país e como a escravidão deixou marcas profundas na sociedade brasileira. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam desenvolver a habilidade de formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as perspectivas e experiências dos personagens envolvidos nesse processo histórico. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam compreender melhor a realidade do negro no Brasil pós-abolição.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "O destino do negro no Brasil pós-abolição", contextualizando-o historicamente e explicando sua importância para a compreensão da sociedade brasileira atual.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" com informações sobre a perspectiva de um personagem envolvido no tema.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações que foram coletadas e discutindo as diferentes perspectivas apresentadas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a criação das favelas, a exclusão social e a violência contra a população negra. Os alunos poderão fazer perguntas e discutir sobre os exemplos apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos novamente (diferentes da primeira formação) para discutir sobre o tema, utilizando as informações coletadas nos mapas de empatia e nos exemplos práticos apresentados por você. Cada grupo deverá formular pelo menos uma pergunta sobre o legado da escravidão nas Américas.

  6. Etapa 6 - Apresentação das perguntas

    Cada grupo apresentará sua pergunta para a turma, que discutirá e tentará responder à questão formulada.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância do tema e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas.
  • Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas envolvidas no tema.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor a realidade do negro no Brasil pós-abolição.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas nos mapas de empatia.
  • Formulação de perguntas relevantes sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e contextualizada.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Coletar informações relevantes para preencher os mapas de empatia.
  • Formular perguntas relevantes sobre o tema.
  • Apresentar as informações coletadas de forma clara e objetiva.
  • Respeitar as diferentes perspectivas apresentadas pelos colegas.