Aula sobre O Destino Do Negro No Brasil Pos Abolicao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "O destino do negro no Brasil pós-abolição" é de extrema importância para entendermos a história do nosso país e como a escravidão ainda afeta a sociedade brasileira atualmente. É importante que os alunos compreendam como a abolição da escravatura não significou a igualdade de direitos e oportunidades para os negros, e como isso se reflete em diversos aspectos da nossa sociedade, como a desigualdade social, a violência policial e o racismo estrutural. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula com uma breve contextualização sobre o tema e sua importância. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre a abolição da escravatura no Brasil e suas consequências. Você pode buscar por vídeos disponibilizados em plataformas como o YouTube.

  2. Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre o destino do negro no Brasil pós-abolição. Eles deverão ler o texto e discutir em grupo sobre as principais informações e ideias apresentadas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com as informações e ideias discutidas na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando as informações e ideias que foram discutidas e preenchidas no documento.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos discutirão em grupo sobre as informações e ideias apresentadas pelos colegas, fazendo perguntas e complementando as informações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você fará uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância de compreendermos a história do nosso país e como ela ainda afeta a sociedade atualmente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma contextualização sobre o tema e sua importância.
  • Dividir os alunos em grupos para a leitura e discussão do texto.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com as informações e ideias discutidas em grupo.
  • Apresentar o template para a turma de forma clara e objetiva.