Aula sobre O Destino Do Negro No Brasil Pos Abolicao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "O destino do negro no Brasil pós-abolição" é de extrema importância para entendermos a história do nosso país e como a escravidão ainda afeta a sociedade brasileira atualmente. É importante que os alunos compreendam como a abolição da escravatura não significou a igualdade de direitos e oportunidades para os negros, e como isso se reflete em diversos aspectos da nossa sociedade, como a desigualdade social, a violência policial e o racismo estrutural. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você iniciará a aula com uma breve contextualização sobre o tema e sua importância. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre a abolição da escravatura no Brasil e suas consequências. Você pode buscar por vídeos disponibilizados em plataformas como o YouTube.Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre o destino do negro no Brasil pós-abolição. Eles deverão ler o texto e discutir em grupo sobre as principais informações e ideias apresentadas.Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com as informações e ideias discutidas na etapa anterior.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando as informações e ideias que foram discutidas e preenchidas no documento.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos discutirão em grupo sobre as informações e ideias apresentadas pelos colegas, fazendo perguntas e complementando as informações.Etapa 6 - Conclusão
Você fará uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância de compreendermos a história do nosso país e como ela ainda afeta a sociedade atualmente.
Intencionalidades pedagógicas
- Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação do template.
Ações do professor
- Iniciar a aula com uma contextualização sobre o tema e sua importância.
- Dividir os alunos em grupos para a leitura e discussão do texto.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com as informações e ideias discutidas em grupo.
- Apresentar o template para a turma de forma clara e objetiva.