Aula sobre O Encolhimento Do Mundo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A globalização é um fenômeno que tem sido cada vez mais presente em nossas vidas. Através dela, as pessoas e as empresas estão cada vez mais conectadas, seja através da tecnologia, das viagens internacionais ou do comércio. A globalização transforma o mundo em um lugar menor, onde as distâncias são cada vez menores e as fronteiras cada vez mais fluidas. Essa sensação de encolhimento de mundo, é uma ideia do geógrafo David Harvey, e acontece devido aos avanços dos meios de transporte e comunicação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente a ideia do "encolhimento do mundo" e explique o que é a globalização e como ela afeta o mundo.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua a tarefa de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar os efeitos da globalização em diferentes setores, como economia, política, cultura e meio ambiente. Organize o material e estimule a pesquisa. Solicite que os estudantes elaborem uma questão-problema para investigar.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos se reúnem para discutir as informações levantadas na pesquisa e preencher os campos Que bom, "Que pena", "Que tal" do modelo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta o modelo para a turma e explica as informações levantadas, apresentando alternativas para a questão-problema analisada.

  6. Etapa 6 - Debate

    Discuta com a turma as diferentes interpretações da globalização e como ela afeta o mundo e as pessoas. Reflita se a ideia de encolhimento do mundo é para todas as pessoas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Peça aos alunos para preenchem o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e o seu desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre a globalização

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo
  • Qualidade da apresentação do modelo
  • Participação no debate e na reflexão crítica
  • Qualidade da avaliação pessoal na Dinâmica dos 3 Qs

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a globalização
  • Dividir os alunos em grupos
  • Orientar a pesquisa e a discussão em grupo
  • Estimular o debate e a reflexão crítica
  • Avaliar o desempenho dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os efeitos da globalização
  • Discutir as informações levantadas em grupo
  • Criar e apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs
  • Participar do debate e da reflexão crítica
  • Avaliar a atividade e o seu desempenho na Dinâmica dos 3 Qs.