Aula sobre O Encolhimento Do Mundo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A globalização é um fenômeno que tem sido cada vez mais presente em nossas vidas. Através dela, as pessoas e as empresas estão cada vez mais conectadas, seja através da tecnologia, das viagens internacionais ou do comércio. A globalização transforma o mundo em um lugar menor, onde as distâncias são cada vez menores e as fronteiras cada vez mais fluidas. Essa sensação de encolhimento de mundo, é uma ideia do geógrafo David Harvey, e acontece devido aos avanços dos meios de transporte e comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a apresentação e a contextualização do tema e explique o conceito de globalização e a ideia de encolhimento do mundo. Em seguida apresente o projeto e explique que os alunos irão criar um diário de bordo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos irão identificar problemas relacionados ao tema "O encolhimento do mundo". O professor deve orientar a discussão em grupo e ajudar os alunos a identificar problemas relevantes.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos irão gerar alternativas para solucionar os problemas identificados na etapa anterior. Oriente a discussão em grupo e ajude os alunos a pensar em soluções criativas. Oriente o registro das ideias.

  4. Etapa 4 - Seleção de Alternativas

    Os alunos irão selecionar as alternativas mais viáveis para solucionar os problemas identificados na etapa anterior. Oriente a discussão em grupo e ajude os alunos a avaliar as alternativas.

  5. Etapa 5 - Plano de Ação

    Peça aos alunos que elaborem um plano de ação para colocar em prática as soluções selecionadas na etapa anterior. Oriente a discussão em grupo e auxilie os alunos a elaborar um plano efetivo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos planos

    Os alunos irão apresentar os planos de ação elaborados na etapa anterior. Conduza a discussão e incentive a participação dos alunos. Ajude os alunos a refletir sobre o processo. Finalize fazendo uma reflexão sobre a globalização.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar o projeto e qualidade do plano de ação. Oriente a avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo.
  • Clareza e objetividade na comunicação.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar o conceito de globalização.
  • Apresentar o projeto e explicar as etapas.
  • Orientar os alunos na discussão em grupo.
  • Avaliar a qualidade do trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar problemas relacionados ao tema.
  • Gerar alternativas para solucionar os problemas.
  • Elaborar o plano de ação em grupo.