Aula sobre O Encolhimento Do Mundo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A globalização é um fenômeno que tem sido cada vez mais presente em nossas vidas. Através dela, as pessoas e as empresas estão cada vez mais conectadas, seja através da tecnologia, das viagens internacionais ou do comércio. A globalização transforma o mundo em um lugar menor, onde as distâncias são cada vez menores e as fronteiras cada vez mais fluidas. Essa sensação de encolhimento de mundo, é uma ideia do geógrafo David Harvey, e acontece devido aos avanços dos meios de transporte e comunicação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e definição dos termos

    Apresente o tema e defina os termos globalização e mundialização. Em seguida, explique como esses processos afetam o mundo atual. Explique os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Formação dos pares

    Divida os alunos em pares, para trabalhar em conjunto na criação do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada par irá criar um mapa conceitual, contendo uma ideia sobre o processo de globalização e a ideia de encolhimento do mundo. Organize os materiais necessários para elaboração do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada par irá apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, a turma irá discutir em conjunto as ideias apresentadas, comparando e contrastando as diferentes visões.

  6. Etapa 6 - Elaboração de exemplos práticos

    Os alunos irão elaborar exemplos práticos para ilustrar as ideias apresentadas nos mapas conceituais e explicar como a globalização afeta a vida das pessoas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a habilidade de síntese e organização de ideias.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das ideias apresentadas nos mapas conceituais;
  • Participação na discussão em grupo;
  • Qualidade dos exemplos práticos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e definir os termos;
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais;
  • Estimular a discussão em grupo;
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos;
  • Proporcionar feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em conjunto na criação dos mapas conceituais;
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Elaborar exemplos práticos para ilustrar as ideias apresentadas nos mapas conceituais;