Aula sobre O Encolhimento Do Mundo
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A globalização é um fenômeno que tem sido cada vez mais presente em nossas vidas. Através dela, as pessoas e as empresas estão cada vez mais conectadas, seja através da tecnologia, das viagens internacionais ou do comércio. A globalização transforma o mundo em um lugar menor, onde as distâncias são cada vez menores e as fronteiras cada vez mais fluidas. Essa sensação de encolhimento de mundo, é uma ideia do geógrafo David Harvey, e acontece devido aos avanços dos meios de transporte e comunicação.
Etapa 1 - Conversa inicial
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o encolhimento do mundo e sobre a globalização. Essa etapa procura avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema. Faça uma roda de conversa.Etapa 2 - Contextualização
Apresente aos alunos o conceito de encolhimento do mundo e suas causas, utilizando mapas, imagens e textos impressos.Etapa 3 - Subtemas
Divida a turma em grupos e atribua a cada um deles um subtema relacionado ao encolhimento do mundo e a globalização, como tecnologia, economia, cultura, meio ambiente, entre outros. Cada grupo deve pesquisar sobre um tema e preparar uma apresentação para a turma.Etapa 4 - Registro e Check-in
Os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem para o tema, contendo os campos de Check-in e Check-out. O objetivo é que os estudantes possam refletir sobre o que aprenderam durante a aula. Oriente que escrevam o que já sabiam antes da aula sobre o tema.Etapa 5 - Apresentações
Cada grupo deve apresentar seus resultados para a turma. Organize o tempo das apresentações e estimule a participação de todos.Etapa 6 - Discussão
Após as apresentações, conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos possam comparar as diferentes interpretações sobre o encolhimento do mundo e suas consequências. Faça uma síntese das principais ideias apresentadas.Etapa 7 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, avaliando o que aprenderam durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na pesquisa e apresentação dos temas.
- Promover a reflexão crítica sobre as consequências do encolhimento do mundo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade das apresentações dos subtemas.
- Reflexão crítica sobre o tema no modelo de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Conduzir a discussão em sala de aula.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação das apresentações.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
- Pesquisar e preparar as apresentações dos subtemas.
- Refletir sobre o que aprenderam no modelo de registro de aprendizagem.