Aula sobre O Eurocentrismo E Os Mapas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A aula visa analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. Para isso, será abordado o tema do eurocentrismo e como ele se reflete nos mapas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a sua importância na elaboração dos mapas atuais.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre o eurocentrismo e como ele se reflete nos mapas. Após, devem criar um modelo de avaliação por pares.Etapa 4 - Desenvolvimento do projeto
Os grupos devem criar um mapa que represente a visão eurocêntrica do mundo.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresenta seu mapa e argumenta sobre como ele reflete a hegemonia europeia.Etapa 6 - Avaliação por pares
Cada grupo deve avaliar o desempenho dos demais, utilizando o modelo de avaliação por pares criado anteriormente.Etapa 7 - Conclusão
Discussão em grupo sobre os resultados e reflexão sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação à hegemonia europeia.
- Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e colaboração.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e como ele se reflete nos mapas.
- Dividir e organizar os grupos.
- Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.
- Fornecer materiais para a criação dos mapas pelos grupos.
Ações do aluno
- Organizar o grupo e definir as funções de cada integrante.
- Pesquisar sobre o eurocentrismo e como ele se reflete nos mapas.
- Criar o modelo de avaliação por pares.
- Criar um mapa que represente a visão eurocêntrica do mundo.
- Apresentar o mapa e argumentar sobre como ele reflete a hegemonia europeia.