Aula sobre O Eurocentrismo E Os Mapas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O eurocentrismo é uma forma de ver o mundo que coloca a Europa e seus países como centro de tudo, desde a história até a cultura. Isso se reflete na produção de mapas, que muitas vezes apresentam uma visão distorcida do mundo, privilegiando a Europa e diminuindo a importância de outras regiões. Nesta aula, vamos analisar criticamente essa visão e criar um mapa conceitual para entender como a hegemonia europeia foi exercida em diferentes tempos e lugares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de analisar criticamente o eurocentrismo e os mapas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo cria um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos realizam uma pesquisa sobre a influência europeia em diferentes regiões do mundo, utilizando livros didáticos e outros recursos disponíveis na escola.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para os outros, explicando suas escolhas e debatendo as diferenças e semelhanças entre eles.

  6. Etapa 6 - Síntese

    O professor faz uma síntese dos pontos principais abordados pelos grupos, enfatizando a importância de analisar criticamente o eurocentrismo e os mapas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os grupos avaliam uns aos outros, considerando os critérios estabelecidos pelo professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica do eurocentrismo e dos mapas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar a criatividade e a capacidade de síntese.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa conceitual.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
  • Participação ativa e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a atividade de forma clara e envolvente.
  • Orientar os grupos durante a criação do mapa conceitual e a pesquisa.
  • Fazer uma síntese dos pontos principais abordados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar um mapa conceitual coerente e claro.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre a influência europeia em diferentes regiões do mundo.