Aula sobre O Eurocentrismo E Os Mapas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula aborda o eurocentrismo, que é uma visão de mundo centrada na Europa e na cultura europeia, e como isso se reflete nos mapas que utilizamos. O eurocentrismo influenciou a construção de mapas que representam o mundo de forma distorcida, dando mais destaque para a Europa e diminuindo a importância de outras regiões do planeta. É importante entender e analisar criticamente essa visão de mundo e como ela se manifesta em diferentes situações.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula fazendo uma pergunta aos alunos para que eles reflitam sobre o tema que será abordado. Por exemplo: "Vocês já pararam para pensar como os mapas que usamos foram construídos?". Os alunos devem registrar suas reflexões em um modelo de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    O professor deve apresentar o conceito de eurocentrismo e como ele se reflete nos mapas.

  3. Etapa 3 - Análise de mapas

    Os alunos devem analisar diferentes mapas e identificar como o eurocentrismo se manifesta neles. Utilize mapas impressos ou projete imagens de mapas em uma lousa, ou parede.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupos como o eurocentrismo influenciou a construção dos mapas e como isso afeta a maneira como vemos o mundo.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem registrar em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando a importância de analisar criticamente as informações que recebemos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar criticamente o eurocentrismo e como ele se manifesta nos mapas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de registrar e sintetizar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Capacidade de analisar criticamente os mapas apresentados.
  • Qualidade da apresentação em grupo.
  • Capacidade dos alunos de registrar e sintetizar as informações aprendidas.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer sínteses e contextualizações ao longo da aula.
  • Orientar os alunos na elaboração do modelo de registro de aprendizagem.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Analisar criticamente os mapas apresentados.
  • Trabalhar em grupo e contribuir para a discussão.
  • Registrar e sintetizar as informações aprendidas.
  • Apresentar suas conclusões para a turma.