Aula sobre O Eurocentrismo E Os Mapas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro das atenções e das decisões mundiais, desvalorizando a cultura e a história de outros povos e regiões. Os mapas, por sua vez, são uma representação gráfica do espaço geográfico, que pode ser influenciada por essa visão eurocêntrica. Nesta aula, vamos discutir sobre como essa visão eurocêntrica afetou a representação cartográfica e como podemos analisar criticamente essas questões.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de até 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Criação do jogo de perguntas e respostas sobre o eurocentrismo e os mapas.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu jogo para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo como o eurocentrismo afetou a representação cartográfica e quais as consequências disso para a sociedade.

  6. Etapa 6 - Criação de um mapa alternativo

    Os alunos deverão criar um mapa alternativo que represente de forma mais justa e igualitária as diferentes regiões do mundo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula e como aplicar esses conhecimentos no nosso dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o eurocentrismo e a representação cartográfica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo e do mapa alternativo.
  • Coerência e consistência nas respostas e argumentações.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e auxiliar os alunos na criação do jogo e do mapa alternativo.
  • Propor questões para reflexão e estimular a participação dos alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar um jogo e um mapa alternativo criativos e originais.