Aula sobre O Eurocentrismo E Os Mapas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O eurocentrismo é uma visão de mundo que coloca a Europa como centro das atenções e das decisões mundiais, desvalorizando a cultura e a história de outros povos e regiões. Os mapas, por sua vez, são uma representação gráfica do espaço geográfico, que pode ser influenciada por essa visão eurocêntrica. Nesta aula, vamos discutir sobre como essa visão eurocêntrica afetou a representação cartográfica e como podemos analisar criticamente essas questões.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize o assunto.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de até 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do jogo
Criação do jogo de perguntas e respostas sobre o eurocentrismo e os mapas.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar o seu jogo para a turma.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir em grupo como o eurocentrismo afetou a representação cartográfica e quais as consequências disso para a sociedade.Etapa 6 - Criação de um mapa alternativo
Os alunos deverão criar um mapa alternativo que represente de forma mais justa e igualitária as diferentes regiões do mundo.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula e como aplicar esses conhecimentos no nosso dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o eurocentrismo e a representação cartográfica.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento nas atividades propostas.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo e do mapa alternativo.
- Coerência e consistência nas respostas e argumentações.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula e auxiliar os alunos na criação do jogo e do mapa alternativo.
- Propor questões para reflexão e estimular a participação dos alunos.
- Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Criar um jogo e um mapa alternativo criativos e originais.