Aula sobre O Eurocentrismo E Os Mapas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula pretende discutir o eurocentrismo presente na produção de mapas e como isso afeta a compreensão do mundo por diferentes culturas. O eurocentrismo é a visão de mundo que coloca a Europa como centro do mundo, desconsiderando a diversidade cultural e geográfica de outras regiões.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Eurocentrismo, explicando o que é e como ele se manifesta na produção de mapas.

  2. Etapa 2 - - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em equipes de 4 a 5 pessoas. Cada equipe irá escolher um líder que será responsável por coordenar o trabalho do grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada equipe irá pesquisar sobre como o eurocentrismo afetou a representação cartográfica e quais as consequências disso para a atualidade.

  4. Etapa 4 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica

    Cada equipe irá elaborar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas durante o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    As equipes irão se reunir para debater os temas pesquisados. Cada equipe terá um tempo para apresentar suas ideias e argumentos. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada equipe irá apresentar seu modelo de avaliação por rubrica para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar o desempenho dos colegas durante o debate, utilizando o modelo de avaliação por rubrica elaborado pelas equipes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o eurocentrismo e a representação cartográfica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de argumentação.
  • Uso de exemplos práticos para embasar os argumentos.
  • Compreensão dos conceitos abordados.
  • Coerência e clareza na exposição dos argumentos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Dividir a turma em grupos para a realização das atividades.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Mediar o debate, estimulando a participação dos alunos e garantindo o respeito às opiniões divergentes.
  • Fazer uma síntese do debate e encerrar a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Elaborar argumentos sólidos e embasados em exemplos práticos.
  • Respeitar as opiniões divergentes e contribuir para a construção de um debate saudável.
  • Utilizar o modelo de avaliação por rubrica para autoavaliação e avaliação dos colegas.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos abordados e capacidade de análise crítica.