Aula sobre O Eurocentrismo E Os Mapas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula pretende discutir o eurocentrismo presente na produção de mapas e como isso afeta a compreensão do mundo por diferentes culturas. O eurocentrismo é a visão de mundo que coloca a Europa como centro do mundo, desconsiderando a diversidade cultural e geográfica de outras regiões.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema Eurocentrismo, explicando o que é e como ele se manifesta na produção de mapas.Etapa 2 - - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em equipes de 4 a 5 pessoas. Cada equipe irá escolher um líder que será responsável por coordenar o trabalho do grupo.Etapa 3 - Pesquisa
Cada equipe irá pesquisar sobre como o eurocentrismo afetou a representação cartográfica e quais as consequências disso para a atualidade.Etapa 4 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica
Cada equipe irá elaborar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas durante o debate.Etapa 5 - Debate
As equipes irão se reunir para debater os temas pesquisados. Cada equipe terá um tempo para apresentar suas ideias e argumentos. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.Etapa 6 - Apresentação
Cada equipe irá apresentar seu modelo de avaliação por rubrica para a turma.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos irão avaliar o desempenho dos colegas durante o debate, utilizando o modelo de avaliação por rubrica elaborado pelas equipes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o eurocentrismo e a representação cartográfica.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Capacidade de argumentação.
- Uso de exemplos práticos para embasar os argumentos.
- Compreensão dos conceitos abordados.
- Coerência e clareza na exposição dos argumentos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Dividir a turma em grupos para a realização das atividades.
- Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Mediar o debate, estimulando a participação dos alunos e garantindo o respeito às opiniões divergentes.
- Fazer uma síntese do debate e encerrar a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Elaborar argumentos sólidos e embasados em exemplos práticos.
- Respeitar as opiniões divergentes e contribuir para a construção de um debate saudável.
- Utilizar o modelo de avaliação por rubrica para autoavaliação e avaliação dos colegas.
- Demonstrar compreensão dos conceitos abordados e capacidade de análise crítica.