Aula sobre O Fascismo E Suas Faces
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O fascismo é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois é um movimento político que teve grande impacto na história mundial. O objetivo desta aula é que os alunos possam entender o que é o fascismo, suas características e como ele se manifestou em diferentes países. Além disso, é importante que os alunos compreendam as consequências do fascismo, como a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o que é o fascismo, suas características e como ele se manifestou em diferentes países. É importante que o professor utilize exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Separe a turma em grupos e entregue para cada grupo um problema relacionado ao fascismo. Os problemas podem se repetir nos grupos, isso facilitará para que você organize os materiais e as discussões com os alunos. Sugestões de problemas:Liberdade de expressão nos governos fascistas;
Participação das pessoas na política;
A violência dentro dos governos fascistas.
Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos devem pesquisar sobre o problema entregue para o grupo. Eles podem utilizar livros, enciclopédias, jornais, revistas, smartphones, tablets, etc.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir sobre o problema entregue para o grupo. É importante que cada aluno tenha a oportunidade de expressar sua opinião.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa e da discussão em grupo. É importante que a apresentação seja clara e objetiva, marque com os estudantes um tempo específico para a apresentação.Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem preencher um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom” (os estudantes devem colocar nesse campo as coisas boas que ele avalia que ocorreram durante aula), "Que pena" (os estudantes devem colocar nesse campo as coisas que ele avalia que não ocorreram de forma positiva durante aula), "Que tal" (os estudantes devem colocar nesse campo sugestões para que as próximas aulas com essa metodologia sejam mais proveitosas), que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula sobre o fascismo e reforce a importância de uma sociedade democrática e livre para expressar suas opiniões.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o que é o fascismo e suas características;
- Identificar como o fascismo se manifestou em diferentes países;
- Compreender as consequências do fascismo.
- Desenvolver habilidades referentes à pesquisa e análise crítica.
Critérios de avaliação
- Compreensão do que é o fascismo e suas características;
- Identificação de como o fascismo se manifestou em diferentes países;
- Compreensão das consequências do fascismo;
- Participação no desenvolvimento das atividades realizadas (pesquisa, trabalho em grupo, dinâmica dos “3 Qs”);
- Autoavaliação.
Ações do professor
- Apresentar o tema, utilizando exemplos práticos;
- Estimular a participação dos alunos durantes as atividades propostas;
- Dividir a turma em grupos e entregar os problemas para cada grupo.
- Orientar os grupos durante as atividades;
- Explicar a dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o problema.
- Participar das atividades propostas (pesquisa, discussão em grupo, dinâmica dos 3Qs);
- Expressar sua opinião.
- Apresentar os resultados da pesquisa e das discussões;
- Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.