Aula sobre O Fascismo E Suas Faces

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O fascismo é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois é um movimento político que teve grande impacto na história mundial. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto)".

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema "O fascismo e suas faces" e proponha aos alunos que reflitam sobre as seguintes questões: O que é o fascismo? Quais foram as suas principais características? Quais foram as suas consequências? Os alunos deverão anotar suas reflexões em um caderno.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Separe a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um subtema relacionado ao fascismo para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtemas podem ser: Mussolini e o fascismo italiano, Hitler e o nazismo alemão, Franco e o franquismo espanhol, Salazar e o salazarismo português, entre outros.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos irão apresentar suas pesquisas para a turma e, em seguida, vocêirá pedir paraque os alunos elaborem um diário de bordo sobre o tema "O fascismo e suas faces". O diário de bordo deverá conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, e será feito em grupo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Diários de Bordo

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma e você estimulará a discussão sobre as ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Proponha um debate sobre o tema "O fascismo e suas faces", estimulando a participação ativa dos alunos.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Peça para que os alunos elaborem uma síntese sobre o tema "O fascismo e suas faces", utilizando as reflexões apresentadas ao longo da atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos ao longo da atividade, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre o tema proposto;
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo assunto;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica de fontes;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão;
  • Qualidade das reflexões apresentadas;
  • Capacidade de argumentação e defesa de ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as questões para reflexão;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão;
  • Registrar as reflexões dos alunos em um quadro ou cartaz.

Ações do aluno

  • Refletir sobre as questões propostas;
  • Participar ativamente da discussão;
  • Anotar suas reflexões em um caderno.