Aula sobre O Fascismo E Suas Faces
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O fascismo é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois é um movimento político que teve grande impacto na história mundial. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto)".
Etapa 1 - Problematização
Apresente o tema "O fascismo e suas faces" e proponha aos alunos que reflitam sobre as seguintes questões: O que é o fascismo? Quais foram as suas principais características? Quais foram as suas consequências? Os alunos deverão anotar suas reflexões em um caderno.Etapa 2 - Geração de Alternativas
Separe a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um subtema relacionado ao fascismo para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtemas podem ser: Mussolini e o fascismo italiano, Hitler e o nazismo alemão, Franco e o franquismo espanhol, Salazar e o salazarismo português, entre outros.Etapa 3 - Solução
Os grupos irão apresentar suas pesquisas para a turma e, em seguida, vocêirá pedir paraque os alunos elaborem um diário de bordo sobre o tema "O fascismo e suas faces". O diário de bordo deverá conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, e será feito em grupo.Etapa 4 - Apresentação dos Diários de Bordo
Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma e você estimulará a discussão sobre as ideias apresentadas.Etapa 5 - Debate
Proponha um debate sobre o tema "O fascismo e suas faces", estimulando a participação ativa dos alunos.Etapa 6 - Síntese
Peça para que os alunos elaborem uma síntese sobre o tema "O fascismo e suas faces", utilizando as reflexões apresentadas ao longo da atividade.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos ao longo da atividade, considerando os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre o tema proposto;
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo assunto;
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica de fontes;
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão;
- Qualidade das reflexões apresentadas;
- Capacidade de argumentação e defesa de ideias.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as questões para reflexão;
- Estimular a participação dos alunos na discussão;
- Registrar as reflexões dos alunos em um quadro ou cartaz.
Ações do aluno
- Refletir sobre as questões propostas;
- Participar ativamente da discussão;
- Anotar suas reflexões em um caderno.