Aula sobre O Fascismo E Suas Faces
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e introduza ou retome os pontos principais sobre o que é o fascismo. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 2 - Mapa Conceitual
Cada grupo irá criar um mapa conceitual sobre o fascismo e suas faces. Prepare materiais de apoio, como cartolinas e canetas coloridas para que os alunos possam criar seus mapas.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre um dos subtemas, por exemplo: fascismo na Itália, nazismo na Alemanha, franquismo na Espanha, salazarismo em Portugal,o fascismo no Brasil, o fascismo no mundo atual etc. Organize materiais sobre os subtemas para disponibilizar aos estudantes.Sugestão de materiais: O que significa ser Fascista? Disponível em: [https://www.bbc.com/portuguese/geral-62520995](https://www.google.com/url?q=https://www.bbc.com/portuguese/geral-62520995&sa=D&source=editors&ust=1688495547137423&usg=AOvVaw3s8bQSmRu5zBYF5nsfflMv). Acesso em 22 abr. 2023
O que é fascismo? Disponível em: [https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-fascismo.htm](https://www.google.com/url?q=https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-fascismo.htm&sa=D&source=editors&ust=1688495547137986&usg=AOvVaw3j__AI7h1RmLCJ7hYpWJvV). Acesso em 22 abr. 2023.
Etapa 4 - Discussão em Grupo
Cada grupo irá discutir as informações que encontrou em sua pesquisa e irá compartilhar com os demais grupos. Medeie a discussão e incentive a participação de todos.Etapa 5 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre as diferentes faces do fascismo e suas consequências para a humanidade. O professor irá fornecer um roteiro para o debate e irá mediar a discussão.Etapa 6 - Síntese
Cada grupo irá voltar a seu mapa conceitual e poderá adicionar e/ou alterar alguma informação com base na discussão que houve em sala. Você deve incentivar os estudantes a revisarem seus mapas.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma.Você irá avaliar a apresentação de cada grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de síntese e apresentação de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual.
- Participação na apresentação.
Ações do professor
- Mediar as discussões em grupo.
- Fornecer materiais impressos sobre o tema.
- Avaliar as atividades dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar as informações sobre o tema.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Participar ativamente do debate e da apresentação.