Aula sobre O Fascismo E Suas Faces
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O fascismo é um tema extremamente importante e atual, que pode ser encontrado em diversos momentos da história e em diferentes lugares do mundo. É importante que os alunos compreendam as características do fascismo e suas faces, a fim de evitar que essas ideias se propaguem novamente. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que permitirá que os alunos sejam protagonistas de sua própria aprendizagem. Durante a aula, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça uma breve introdução sobre o fascismo e suas faces, apresentando exemplos históricos e contemporâneos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para pesquisar e discutir sobre o tema.Etapa 2 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Cada grupo criará um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, com base na pesquisa realizada na etapa anterior. O objetivo é que os alunos possam refletir sobre o tema e suas implicações.Etapa 3 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando as escolhas feitas nos campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Faça intervenções e questionamentos para enriquecer a discussão.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas nos templates, buscando compreender as implicações do fascismo e suas faces na sociedade.Etapa 5 - Síntese
Faça uma síntese da aula, destacando os principais pontos discutidos pelos alunos e reforçando a importância de compreender o tema do fascismo e suas faces.Etapa 6 - Tarefa de casa
Deixe uma tarefa de casa para os alunos como, por exemplo, pesquisar sobre o fascismo em outros países ou em outras épocas da história.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema do fascismo e suas faces.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar seus pontos de vista.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade e clareza na apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Coerência e profundidade nas reflexões sobre o tema.
Ações do professor
- Fazer uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer intervenções pertinentes e questionamentos relevantes para enriquecer a discussão.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema do fascismo e suas faces.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com base na pesquisa realizada.
- Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar seus pontos de vista.