Aula sobre O Fascismo E Suas Faces
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O fascismo é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois é um movimento político que teve grande impacto na história mundial. O objetivo desta aula é que os alunos possam entender o que é o fascismo, suas características e como ele se manifestou em diferentes países. Além disso, é importante que os alunos possam refletir sobre as consequências do fascismo e como ele pode ser combatido.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é o fascismo e suas principais características. É importante que os alunos entendam que o fascismo é uma ideologia política que surgiu na Europa no início do século XX e que se caracteriza pelo autoritarismo, nacionalismo e totalitarismo.Etapa 2 - Mapa de Empatia
Os alunos devem criar um mapa de empatia sobre o tema. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar de uma pessoa que viveu em um país governado por um regime fascista e entender como era a vida nesse contexto.Etapa 3 - Subtópicos
O professor deve apresentar os subtópicos que serão abordados na aula, como, por exemplo: o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o franquismo na Espanha, o fascismo no Brasil, entre outros. É importante que os alunos entendam que o fascismo se manifestou de diferentes formas em cada país.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre o subtópico que mais lhes interessou. Eles podem utilizar livros, jornais, revistas, tablets, celulares e outros materiais disponíveis na escola ou em suas casas.Etapa 5 - Debate
Os alunos devem debater em grupos sobre o subtópico que pesquisaram. O objetivo é que eles possam compartilhar suas descobertas e opiniões sobre o tema.Etapa 6 - Síntese
Os alunos devem criar uma síntese do que aprenderam sobre o fascismo e suas faces. Eles podem utilizar cartazes, desenhos ou outros recursos analógicos para apresentar suas conclusões.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante a aula e a qualidade da síntese produzida. Além disso, é importante que os alunos possam avaliar a si e aos colegas, refletindo sobre o que aprenderam e como poderiam melhorar em futuras atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de contextualização histórica.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Desenvolver a habilidade de síntese e apresentação de conclusões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante a aula.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Qualidade da síntese produzida.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade da síntese produzida.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Realizar a pesquisa de forma responsável e organizada.
- Contribuir para o debate em grupo e produzir uma síntese de qualidade.