Aula sobre O Fascismo E Suas Faces

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O fascismo é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois é um movimento político que teve grande impacto na história mundial. O objetivo desta aula é que os alunos compreendam o que é o fascismo, suas características e como ele se manifestou em diferentes países. Além disso, é importante que os alunos entendam as consequências do fascismo, como a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio, como o holocausto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é o fascismo. Em seguida, formegrupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Cada grupo irá receber um estudo de caso sobre o fascismo em um país específico, como Itália, Alemanha, Espanha, Portugal ou Brasil. O estudo de caso deve conter informações sobre o contexto histórico, as características do movimento fascista e como ele se manifestou no país em questão. Sugestões de materiais para elaboração de caso para estudos dos estudantes:

    Fascismo na Alemanha: Disponível em: [https://www.infoescola.com/historia/nazismo/](https://www.google.com/url?q=https://www.infoescola.com/historia/nazismo/&sa=D&source=editors&ust=1688495547401040&usg=AOvVaw2Mvtm36BHBA4o2LkJ849Nd). Acesso em 22 abr. 2023

    Facismo na Itália: Disponível em: [https://brasilescola.uol.com.br/historiag/fascismo.htm](https://www.google.com/url?q=https://brasilescola.uol.com.br/historiag/fascismo.htm&sa=D&source=editors&ust=1688495547401731&usg=AOvVaw30cs-1rD5E4Rv7pzF75DmL). Acesso em 22 abr. 2023.

    Fascismo em Portugal: Disponível em: [https://brasilescola.uol.com.br/historiag/salazarismo.htm](https://www.google.com/url?q=https://brasilescola.uol.com.br/historiag/salazarismo.htm&sa=D&source=editors&ust=1688495547402300&usg=AOvVaw1j3EydouOvBmB7RyDF0ltE). Acesso em 22 abr. 2023.

    Fascismo na Espanha: Disponível em: [https://brasilescola.uol.com.br/historiag/franquismo.htm](https://www.google.com/url?q=https://brasilescola.uol.com.br/historiag/franquismo.htm&sa=D&source=editors&ust=1688495547402788&usg=AOvVaw2w7amR9OIZE2hZxHSDi_1o). Acesso em 22 abr. 2023.

    Fascismo no Brasil: Disponível em: [https://super.abril.com.br/historia/o-fascismo-no-brasil/](https://www.google.com/url?q=https://super.abril.com.br/historia/o-fascismo-no-brasil/&sa=D&source=editors&ust=1688495547403220&usg=AOvVaw2P5kYEECIxUx0rwYs-VeaP). Acesso em 22 abr. 2023.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos Estudos de Caso

    Cada grupo irá apresentar seu estudo de caso para a turma, explicando as características do fascismo no país em questão.

  4. Etapa 4 - Identificação das Características do Fascismo

    A turma irá discutir em conjunto e registrar as características do fascismo, com base nos estudos de caso apresentados pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Criação do Template de Infográfico

    Cada grupo irá criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o fascismo.

  6. Etapa 6 - Preenchimento do Template de Infográfico

    Cada grupo irá preencher o template de infográfico com informações sobre o fascismo no país em questão.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Templates de Infográfico

    Cada grupo irá apresentar seu template de infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Promova um momento de reflexão final, com objetivo de avaliar os resultados da pesquisa, dos infográficos construídos e das percepções da aula em sua totalidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o que é o fascismo e suas características.
  • Compreender como o fascismo se manifestou em diferentes países.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade do estudo de caso elaborado pelo grupo.
  • Qualidade da apresentação do template de infográfico.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e os estudos de caso para os grupos.
  • Orientar os alunos na elaboração do estudo de caso.
  • Mediar a discussão realizadas pela turma;
  • Orientar os alunos na preparação da apresentação.
  • Preparar a apresentação do template de infográfico.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o país em questão.
  • Elaborar o estudo de caso em grupo.
  • Preparar a apresentação do estudo de caso.
  • Participar das discussões propostas durante a aula;
  • Elaborar e preencher o template de infográfico em grupo.