Aula sobre O Fim Do Governo Vargas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O governo de Getúlio Vargas foi marcado por diversas mudanças políticas, econômicas e sociais no Brasil. Em 1954, após uma série de crises políticas e pressões da sociedade civil, Vargas se suicidou, encerrando seu governo. Nesta aula, os alunos irão analisar o contexto histórico que levou ao fim do governo Vargas e suas consequências para o país.
Aprendizagem Baseada em Problemas
Etapa 1 - Problematização
Apresente o problema central da aula: "Quais foram os fatores que levaram ao fim do governo Vargas e quais foram as consequências para o Brasil?". Os alunos deverão discutir em grupo e registrar suas ideias no campo "Problema" do diário de bordo.Etapa 2 - Geração de alternativas
Os alunos deverão pesquisar em fontes analógicas (livros, jornais, revistas, etc.) sobre os fatores que levaram ao fim do governo Vargas e suas consequências. Em grupo, deverão registrar as informações no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo.Etapa 3 - Solução
Os alunos deverão discutir em grupo as informações coletadas e elaborar uma solução para o problema central da aula. Em grupo, deverão registrar a solução no campo "Solução" do diário de bordo.Etapa 4 - Apresentação das soluções
Cada grupo deverá apresentar sua solução para a turma. Estimule a discussão e o debate entre os grupos.Etapa 5 - Análise crítica das soluções
Os alunos deverão analisar criticamente as soluções apresentadas pelos outros grupos e registrar suas ideias no diário de bordo.Etapa 6 - Síntese
Os alunos deverão sintetizar as informações coletadas e discutidas ao longo da aula no campo "Síntese" do diário de bordo.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos ao longo da aula, considerando os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o contexto histórico do Brasil.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de registro e organização de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Registro correto da solução no diário de bordo.
- Identificação correta dos fatores que levaram ao fim do governo Vargas e suas consequências.
Ações do professor
- Estimular a discussão em grupo.
- Orientar os alunos na elaboração da solução.
- Orientar os alunos na organização da solução no diário de bordo.
Ações do aluno
- Discutir em grupo as informações coletadas.
- Elaborar uma solução para o problema central da aula.
- Registrar a solução no diário de bordo.