Aula sobre O Fim Do Governo Vargas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O governo de Getúlio Vargas foi marcado por diversas mudanças políticas, econômicas e sociais no Brasil. Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, o país passou por um processo de redemocratização e Vargas foi eleito presidente pela Assembleia Nacional Constituinte. No entanto, em 1954, o governo Vargas chegou ao fim com o suicídio do presidente. Nesta aula, vamos entender os motivos que levaram ao fim do governo Vargas e suas consequências para o Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize o período histórico em que ocorreu o fim do governo Vargas. É importante que os alunos entendam o contexto político, econômico e social do Brasil na época.

  2. Etapa 2 - Explicação da Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a Dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada como ferramenta de avaliação da atividade.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Separe a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o fim do governo Vargas

    Os grupos devem realizar uma pesquisa sobre o fim do governo Vargas e suas consequências para o Brasil. Disponibilize materiais para que os estudantes possam pesquisar o tema.

  5. Etapa 5 - Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os grupos devem elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, utilizando as informações pesquisadas sobre o fim do governo Vargas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    A turma deve discutir os templates apresentados e fazer uma análise crítica sobre o fim do governo Vargas e suas consequências para o Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar processos políticos, econômicos e sociais do Brasil a partir de 1946.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de análise crítica dos alunos sobre o tema.
  • Criatividade na elaboração do template.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar o período histórico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar os alunos na elaboração do template.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Analisar criticamente o tema e seus subtópicos.
  • Elaborar o template de forma criativa.