Aula sobre O Fim Do Governo Vargas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "O fim do governo Vargas" é um assunto importante na história do Brasil e pode ser encontrado em diferentes contextos até hoje. Por exemplo, a Constituição de 1988, que rege o país atualmente, foi elaborada após o fim do governo Vargas. Além disso, a crise política que o país enfrenta atualmente pode ser compreendida a partir da análise dos processos políticos e sociais que ocorreram após o fim do governo Vargas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido para que os alunos possam desenvolver habilidades de identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema "O fim do governo Vargas" e explique como a metodologia ativa será trabalhada na aula. Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o período histórico em que o governo Vargas estava no poder e as mudanças ocorridas no país durante esse período. Os alunos devem pesquisar e apresentar exemplos práticos dessas mudanças.

  3. Etapa 3 - Análise do fim do governo Vargas

    Os alunos devem analisar as causas e consequências do fim do governo Vargas. O professor pode dividir a turma em grupos para que cada grupo trabalhe um aspecto específico do tema, como a crise política, econômica e social que o país enfrentava na época.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os alunos devem participar de um debate sobre o tema, utilizando as informações e análises feitas nas etapas anteriores. Oriente o debate para que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e contribuir com suas ideias.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos devem preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)

    Os alunos devem pesquisar sobre a influência do fim do governo Vargas na política e na sociedade brasileira atual e apresentar suas descobertas na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e reflexão crítica sobre processos históricos no Brasil.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e discussões em sala de aula.
  • Qualidade das análises e reflexões apresentadas pelos alunos.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação de informações na tarefa de casa.

Ações do professor

  • Orientar os debates e discussões em sala de aula.
  • Fornecer feedbacks aos alunos sobre suas análises e reflexões.
  • Orientar as pesquisas e apresentações dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates e discussões em sala de aula.
  • Realizar as pesquisas e apresentações com qualidade.
  • Refletir sobre as aprendizagens e como podem aplicá-las em outras situações.