Aula sobre O Fim Do Governo Vargas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O fim do governo Vargas é um tema importante para a compreensão da história política do Brasil. O período de 1930 a 1945 foi marcado por um governo autoritário e populista, que promoveu mudanças significativas na estrutura política e econômica do país. O fim do governo Vargas, em 1945, foi resultado de uma série de fatores, como a pressão da opinião pública, a crise econômica e a insatisfação das elites políticas. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação, ao participarem de um debate sobre o fim do governo Vargas.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o período histórico. Em seguida, explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e distribua os materiais necessários para a atividade.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Os grupos defensor e opositor terão 15 minutos para preparar seus argumentos e contra-argumentos sobre o fim do governo Vargas. A banca julgadora terá 10 minutos para preparar as perguntas que serão feitas aos grupos. O grupo de observadores terá 5 minutos para escolher as melhores argumentações de cada grupo.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será dividido em duas partes: a primeira parte será a apresentação dos argumentos do grupo defensor e a segunda parte será a apresentação dos argumentos do grupo opositor. Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seus argumentos e 5 minutos para responder às perguntas da banca julgadora.

  5. Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora

    A banca julgadora terá 10 minutos para deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos e justificar sua decisão.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam com a atividade e como ela pode ser aplicada em outras situações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da atividade e reforce os principais pontos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão sobre a importância da democracia e da participação política.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de resposta às perguntas da banca julgadora.
  • Reflexão crítica sobre a atividade e o tema abordado.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão crítica dos alunos.
  • Fazer uma síntese da atividade e reforçar os principais pontos aprendidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Preparar argumentos consistentes e coerentes.
  • Responder às perguntas da banca julgadora de forma clara e objetiva.
  • Observar e selecionar as melhores argumentações dos grupos.
  • Refletir criticamente sobre a atividade e o tema abordado.