Aula sobre O Fim Do Governo Vargas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O governo de Getúlio Vargas foi marcado por diversas mudanças políticas, econômicas e sociais no Brasil. Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, o país passou por um processo de redemocratização e Vargas foi eleito presidente pela Assembleia Nacional Constituinte. Durante seu segundo mandato, em 1954, Vargas enfrentou uma crise política que culminou em seu suicídio. Nesta aula, vamos estudar o fim do governo Vargas e suas consequências para o Brasil.

Plano de aula:


  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais analógicos, como livros didáticos, jornais antigos, revistas e documentos históricos, para serem utilizados na aula. Além disso, prepare uma apresentação sobre o tema, com informações básicas e contextualização.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem assistir à apresentação do professor em casa, antes da aula. O objetivo é que eles cheguem à aula com uma base de conhecimento sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Na aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o fim do governo Vargas. A ideia central deve ser "O fim do governo Vargas" e as sub-ideias devem ser:

    \- Crise política

    \- Suicídio de Vargas

    \- Consequências para o Brasil

    \- Redemocratização

    \- Eleições de 1955

    \- Governo Juscelino Kubitschek

    \- Desenvolvimento econômico

    \- Cultura e sociedade


  4. Etapa 4 - Níveis de profundidade

    Os alunos devem desenvolver cada sub-ideia em dois níveis de profundidade. Por exemplo, para a sub-ideia "Cultura e sociedade", os níveis de profundidade podem ser "Cinema brasileiro na década de 1950" e "Movimentos culturais e artísticos da época".

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir seus mapas conceituais. O objetivo é que eles compartilhem suas ideias e aprendam uns com os outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos seguintes critérios:

    \- Compreensão do tema

    \- Participação na discussão em grupo

    \- Qualidade do mapa conceitual

    \- Clareza e objetividade na apresentação


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar processos históricos
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema
  • Participação na discussão em grupo
  • Qualidade do mapa conceitual
  • Clareza e objetividade na apresentação

Ações do professor

  • Selecionar materiais analógicos para a aula
  • Preparar uma apresentação sobre o tema
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos

Ações do aluno

  • Assistir à apresentação do professor antes da aula
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema
  • Participar ativamente da discussão em grupo
  • Apresentar seu mapa conceitual para a turma