O genocídio indígena

Você sabia que, segundo o IBGE, há mais de 305 povos indígenas, com características e culturas diferentes, somando 896.917 pessoas? Sbia que desse total, quase 325 mil vivem nas cidades? Você conhece algum indígena? Você é indígena? Nessa aula de História vamos falar de um assunto um pouco pesado: o genocídio dos povos indígenas no início da colonização do nosso país. Quando os europeus chegaram aqui, milhares de indígenas morreram. Vamos entender mais sobre isso.

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    A chegada dos europeus no continente americano causou um impacto muito grande nas sociedades indígenas que viviam aqui. Qual alternativa não apresenta causas de morte em massa dos povos indígenas?

    A) Violência dos colonizadores europeus que matavam as sociedades indígenas, buscando dominar o território.

    B) Guerras entre sociedades indígenas.

    C) Doenças trazidas pelos colonizadores europeus.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    O genocídio indígena é um tema importante e atual que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam a história e as consequências da conquista europeia da América para as populações ameríndias. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência."

    Design Thinking

    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    O genocídio indígena é um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como elas resistiram. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a cultura indígena está presente em nosso cotidiano, como em nomes de cidades, alimentos, medicamentos, entre outros. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Sala de aula invertida

    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O genocídio indígena é um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como elas resistiram. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como em nomes de cidades, alimentos, medicamentos, entre outros. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada nesta aula para que os alunos possam desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

    Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    O genocídio indígena é um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como essas populações resistiram. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a cultura indígena está presente em nosso cotidiano, como em nomes de cidades, alimentos, medicamentos, entre outros. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um projeto que aborde o tema e seus subtópicos de forma criativa e colaborativa.

    Design Sprint

    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    O genocídio indígena é um tema importante e atual que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como isso se reflete na sociedade atual. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações. Os alunos serão divididos em três grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Por meio dessa metodologia, os alunos terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    O genocídio indígena é um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como elas resistiram. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que aborde o tema do genocídio indígena, com o objetivo de desenvolver a habilidade de analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

    Gamificação

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: