Aula sobre O Genocidio Indigena

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O genocídio indígena é um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como essas populações resistiram. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a cultura indígena está presente em nosso cotidiano, como em nomes de cidades, alimentos, medicamentos, entre outros. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um projeto que aborde o tema e seus subtópicos de forma criativa e colaborativa.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve iniciar a aula contextualizando o tema e dialogando com a atualidade. Em seguida, deve apresentar a metodologia Design Sprint e explicar como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Você irá apresentar o tema e seus subtópicos, explicando a importância de discutir o genocídio indígena em sala de aula. Os alunos irão pesquisar sobre o tema e compartilhar suas descobertas em grupos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um template de Design Sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo irá escolher um subtópico para desenvolver.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão decidir qual será o foco do projeto e como irão abordar o subtópico escolhido. Eles irão criar um mapa mental para organizar as ideias.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos irão criar um protótipo do projeto, utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Eles irão apresentar o protótipo para a turma e receber feedbacks.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão testar o projeto e apresentar para a turma. Eles irão avaliar o projeto e discutir como poderiam melhorá-lo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o tema do genocídio indígena.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
  • Qualidade do projeto desenvolvido.
  • Habilidade de apresentação e argumentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
  • Dar feedbacks construtivos sobre os projetos desenvolvidos pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas do Design Sprint.
  • Pesquisar sobre o tema e compartilhar suas descobertas com o grupo.
  • Desenvolver um projeto criativo e apresentá-lo para a turma.