Aula sobre O Genocidio Indigena
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O genocídio indígena é um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como essas populações resistiram. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a cultura indígena está presente em nosso cotidiano, como em nomes de cidades, alimentos, medicamentos, entre outros. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um projeto que aborde o tema e seus subtópicos de forma criativa e colaborativa.
Design Sprint
Etapa 1 - Introdução
Você deve iniciar a aula contextualizando o tema e dialogando com a atualidade. Em seguida, deve apresentar a metodologia Design Sprint e explicar como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Entender
Você irá apresentar o tema e seus subtópicos, explicando a importância de discutir o genocídio indígena em sala de aula. Os alunos irão pesquisar sobre o tema e compartilhar suas descobertas em grupos.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar um template de Design Sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo irá escolher um subtópico para desenvolver.Etapa 4 - Decidir
Os grupos irão decidir qual será o foco do projeto e como irão abordar o subtópico escolhido. Eles irão criar um mapa mental para organizar as ideias.Etapa 5 - Prototipar
Os grupos irão criar um protótipo do projeto, utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Eles irão apresentar o protótipo para a turma e receber feedbacks.Etapa 6 - Testar
Os grupos irão testar o projeto e apresentar para a turma. Eles irão avaliar o projeto e discutir como poderiam melhorá-lo.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o tema do genocídio indígena.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de apresentação e argumentação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
- Qualidade do projeto desenvolvido.
- Habilidade de apresentação e argumentação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
- Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
- Dar feedbacks construtivos sobre os projetos desenvolvidos pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas do Design Sprint.
- Pesquisar sobre o tema e compartilhar suas descobertas com o grupo.
- Desenvolver um projeto criativo e apresentá-lo para a turma.