Aula sobre O Genocidio Indigena

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O genocídio indígena é um tema importante e atual que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam a história e as consequências da conquista europeia da América para as populações ameríndias. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência."

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula explicando o que é o genocídio indígena e sua importância histórica. Em seguida, apresentará a metodologia Design Thinking e explicará como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um mapa de empatia em branco. Você explicará como preencher cada campo do mapa e dará exemplos práticos. Os alunos deverão preencher o mapa de empatia com informações sobre os povos indígenas antes e depois da chegada dos europeus.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e os alunos discutirão em grupo as informações apresentadas. Você deverá mediar a discussão e incentivar a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Análise dos impactos

    Os alunos deverão analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência. Você deverá fornecer materiais de apoio, como textos e imagens, para auxiliar na análise.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará suas análises e conclusões para a turma. Você deverá mediar a apresentação e incentivar a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Você fará um breve resumo da aula e incentivará os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história e suas consequências.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e mediar discussões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Preenchimento correto do mapa de empatia.
  • Análise crítica dos impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados.
  • Reflexão individual coerente e bem fundamentada.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Design Thinking.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Fornecer materiais de apoio para a análise dos impactos.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fazer um resumo da aula e incentivar a continuidade da pesquisa sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Preencher corretamente o mapa de empatia.
  • Analisar criticamente os impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
  • Apresentar claramente os resultados.
  • Fazer uma reflexão individual coerente e bem fundamentada.