Aula sobre O Genocidio Indigena

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O genocídio indígena é um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. É importante que os alunos entendam como a conquista europeia da América impactou as populações ameríndias e como elas resistiram. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que aborde o tema do genocídio indígena, com o objetivo de desenvolver a habilidade de analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do genocídio indígena e explicar a metodologia ativa Gamificação. Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um jogo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o genocídio indígena e as formas de resistência. Você pode disponibilizar materiais como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Você irá auxiliar os alunos na criação do mapa de registro.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo com base no mapa de registro criado na etapa anterior. Você irá auxiliar os alunos na criação do jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos irão avaliar os jogos dos outros grupos e dar feedbacks.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o tema do genocídio indígena e as formas de resistência, com base nos jogos criados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância de discutir o tema do genocídio indígena em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Coerência entre o mapa de registro e o jogo criado.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos.
  • Participação e engajamento durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do genocídio indígena e explicar a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro e do jogo.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos durante a aula.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre os jogos criados pelos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância de discutir o tema do genocídio indígena em sala de aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o genocídio indígena e as formas de resistência.
  • Criar um jogo sobre o tema do genocídio indígena.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre os jogos criados pelos outros grupos.